A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO AVALIATIVO: EXAMINANDO AS RELAÇÕES ENTRE AS ÁREAS EXATAS NO CONTEXTO DO ENEM

Autores

  • Suany Marina Veloso dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Antônio Matos Júnior
  • Everton Vieira da Silva

Resumo

Este trabalho exibe um estudo referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e como esse incorpora a interdisciplinaridade, envolvendo os conhecimentos da área das Ciências Exatas, em suas questões. Para obtenção dos dados foram realizadas leituras das provas aplicadas nos anos de 2008 e  2017 e, para sua organização, construí-se tabelas que expressam a quantidade de questões em função da especificidade da interdisciplinaridade entre conceitos de diferentes disciplinas. Encontrou-se um número significativo de questões interdisciplinares em ambas as prova, tendo estas apresentado, em sua maioria, um caráter interdisciplinar muito avançado e distante do que ocorre em sala de aula o que implica a necessidade de mudanças, seja no exame ou, especialmente, no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, somos seres interdisciplinares e o mundo a nossa volta também é. Portanto, para melhor compreender esse mundo e a nós mesmos é preciso que, em nossas práticas e reflexões, sejamos interdisciplinares.

Biografia do Autor

Suany Marina Veloso dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Como Citar

Santos, S. M. V. dos, Matos Júnior, A., & Silva, E. V. da. (2018). A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO AVALIATIVO: EXAMINANDO AS RELAÇÕES ENTRE AS ÁREAS EXATAS NO CONTEXTO DO ENEM. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6653. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6653

Edição

Seção

Encontro Regional de Química