IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS DO FEROMÔNIO SEXUAL ATRAENTES A Anthistarcha binocularis (LEPIDOPTERA:GELECHIIDAE) EM CAJUEIRO
Palavras-chave:
FEROMÔNIO SEXUAL, PRAGA CAJU, GELECHIIDAEResumo
A broca das pontas, Anthistarcha binocularis (Meyrick) é uma das principais pragas em pomares de caju no Brasil. Os danos causados pelas lagartas resultam em perdas econômicas e o controle químico disponível não é adequado devido à natureza endofítica de A. binocularis. A identificação do feromônio sexual de A. binocularis vai permitir o monitoramento e controle desta praga. Para obter, identificar e confirmar a atratividade dos compostos, foram seguidos os seguintes passos: criação dos insetos em laboratório, observação de comportamento sexual, extração de glândulas sexuais, bioensaios de atratividade, bioensaio eletroantenográfico, análise de espectros, caracterização de compostos e confirmação por síntese de compostos e teste de atratividade em campo. Dois compostos dos extratos de glândulas sexuais de fêmeas promoveram respostas eletrofisiológicas nas antenas de machos. Eles foram identificados como acetato de dodec-6-en-1-ol e dodec-6-en-1-nila por análise de cromatografia gasosa/espectrometria de massa. Os estereoisômeros E / Z de ambos os compostos foram sintetizados, e os eletroantenogramas para os compostos sintéticos mostraram as respostas mais intensas para os estereoisômeros (E) do álcool e do seu derivado acetato. Em um ensaio de campo, a mistura E6-12: OH / E6-12: OAc atraiu machos de A. binocularis, enquanto a mistura Z6-12: OH / Z6-12: OAc não atraiu. Os compostos bioativos do feromônio sexual de A. binocularis foram identificados como uma mistura de dois compostos não identificados anteriormente: E6-12: OH e E6-12: OAc. A mistura dos compostos foi atraente para os machos em experimentos preliminares de campo, e este estudo é o primeiro relato do feromônio da Anthistarcha binocularis e de compostos de monoenil Δ6-insaturados como feromônios em Lepidoptera.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.