COMPORTAMENTO SEXUAL E ANÁLISE QUÍMICA DE COMPOSTOS MACHO-ESPECÍFICOS DE Stenoma decora (LEPIDOPTERA: ELACHISTIDAE)
Palavras-chave:
FEROMÔNIO, INSETO-PRAGA, CACAU, SEMIOQUÍMICOSResumo
A Stenoma decora Zeller, 1854 (Lepidoptera: Elachistidae) é considerada praga-chave da cacauicultura na região do Sul da Bahia. Os dados disponíveis sobre biologia da espécie na literatura ainda são incompletos. Diante disso, este projeto objetivou observar o comportamento sexual de machos de S. decora e analisar os compostos químicos liberados. Os insetos foram coletados no município de Mutuípe, Bahia, de maio a agosto de 2019, levados ao Laboratório de Controle Biológico e Semioquímicos da UESC, acondicionados em gaiolas plásticas e alimentados com cacau durante a fase de lagarta. Ao atingirem a fase de pupa, foram individualizados e transferidos para potes até a fase adulta, na qual estes foram alimentados com solução de sacarose a 10%. O comportamento de chamamento foi observado para insetos machos virgens. Além disso, foram realizadas excisões da porção terminal do abdome, onde estão os hairpencils, e estas foram imersas em 20 uL de hexano por órgão copulatório. Observou-se que o início do comportamento sexual aconteceu na quarta hora da escotofase, sendo o comportamento caracterizado por: movimentos circulares das antenas, voos e caminhamentos na gaiola, abertura dos apressórios e edeago no órgão copulatório, bem como excitação dos hairpencils, nesse momento com movimentação do abdome, demonstrando que havia um comportamento sexual característico para o macho da espécie. Os extratos foram analisados por CG-EM e mostraram a presença de quatro compostos majoritários, sendo estes acetatos, ésteres e hidrocarbonetos, apresentando cadeias carbônicas de 18 a 22 carbonos. Estes resultados são promissores para o entendimento do comportamento reprodutivo da espécie e dos compostos químicos utilizados na sua comunicação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.