EVIDÊNCIA DO FEROMÔNIO SEXUAL DE Hermetia illucens (DIPTERA: STRATYOMIDAE)
Palavras-chave:
MOSCA SOLDADO NEGRO, ELETROANTENOGRAFIA, SEMIOQUÍMICOSResumo
A mosca H. illucens L., 1758 é reconhecida por sua importância ecológica, principalmente nas áreas agrícola, química forense e no gerenciamento de lixo, usando insetos na fase larval. O objetivo deste trabalho foi analisar os compostos presentes no aparelho reprodutor de fêmeas e testar sua bioatividade aos machos da espécie. Inicialmente, os aparelhos reprodutores de fêmeas virgens foram extraídos e imersos em hexano grau HPLC (200 µL por estrutura), em 5 repetições, e os extratos foram armazenados em freezer a – 20 oC. Análises de atratividade dos machos a extrato de fêmeas foram realizadas através de bioensaios utilizando olfatometro em “Y” de vidro, com 3 cm de diâmetro, 35 cm de comprimento o braço principal e dois braços 15 cm cada, acoplado num sistema de ar contínuo de 0,5 L/min. Na técnica de eletroantenografia foram utilizados 5 insetos machos virgens, com 1 dia de idade, utilizando um cromatograma gasoso (CG), com coluna RTX-5 (Restek©), acoplado ao eletroantenógrafo (CG-EAG). Para a elucidação estrutural dos compostos bioativos, foram realizadas análises dos extratos por CG acoplado ao espectrômetro de massas equipado com coluna capilar RTX-5 (Restek©), cálculo dos índices de Kovats, análise dos espectros de massas e comparação dos dados com a literatura. Nos bioensaios de olfatometria, 70% dos machos testados foram atraídos pelo extrato da fêmea. Nos testes em CG-EAG observou-se que 6 compostos dos extratos de fêmeas virgens foram bioativos em antenas de machos virgens. As análises dos extratos indicam que os compostos bioativos possuem grupos funcionais como ácidos carboxílicos e hidrocarbonetos de cadeia longa, saturadas e insaturadas. Os dados observados são de pesquisa em andamento e nos mostraram serem promissores para o estudo da ecologia química do inseto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.