ATIVAÇÃO DE Rhipicephalus microplus FRENTE A DIFERENTES ESTÍMULOS
Palavras-chave:
CARRAPATO DO BOI, CO2, DEET, (E)-2-OCTENALResumo
O presente estudo visou avaliar o comportamento de larvas do carrapato Rhipicephalus microplus (Acari: Ixodidae) frente a diversos estímulos atraentes e/ou repelentes. As larvas desta espécie exibem comportamento de emboscada, permanecendo em local estratégico no ambiente para encontro do hospedeiro. Os experimentos foram realizados em olfatômetro em Y sendo realizados onze testes, utilizando no total 70 larvas em cada. Quatro testes foram executados com olfatômetro posicionado na horizontal: 1) ar ambiente x ar ambiente; 2) ar sintético x ar ambiente; 3) CO2 x ar ambiente; 4) CO2 x ar sintético; e sete testes com olfatômetro posicionado na vertical: 1) ar ambiente x ar ambiente; 2) ar sintético x ar ambiente; 3) CO2 x ar ambiente; 4) CO2 x ar sintético; 5) ar sintético + DEET (repelente) x ar ambiente + solvente; 6) CO2 + DEET x ar ambiente + solvente; 7) CO2 + (E)-2-octenal (repelente) x ar ambiente + solvente. Com o olfatômetro na horizontal as larvas não foram ativadas em nenhum dos testes. Já na vertical, houve uma forte ativação na presença de CO2, isto é, foi observado deslocamento não direcional das larvas maior do que o observado para o controle com ar; na presença do DEET ou (E)-2-octenal houve também ativação, contudo menor que a observada na presença de CO2 sozinho. Em nenhum teste houve atração ou repelência, pois as larvas não escolheram nenhum dos braços do olfatômetro. O presente estudo comprovou que a repelência de larvas de R. microplus frente a diferentes estímulos pode ser testada por meio de metodologia adequada, de acordo com o comportamento de busca do hospedeiro. O olfatômetro em Y quando posicionado na vertical com a presença de CO2 foi eficiente para acessar o comportamento de ativação deste carrapato e foi observada interferência dos estímulos repelentes nesta ativação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.