IDENTIFICAÇÃO DO FEROMÔNIO DE AGREGAÇÃO DE DUAS PRAGAS DAS ARECÁCEAS, Rhinostomus barbirostris E Amerrhinus ynca (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)

Autores

  • Carla Fernanda Fávaro Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Arecaceae, MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS, SEMIOQUÍMICOS

Resumo

O cultivo de Arecáceas representa uma importante fonte de renda para muitos estados brasileiros, destacando o Brasil entre os principais produtores mundiais. No estado da Bahia, as culturas do coco e do dendê possuem grande importância econômica. No entanto, os produtores destes cultivos sofrem, ano após ano, com grandes perdas econômicas decorrentes de ataques de insetos pragas, em especial da família Curculionidae, como a broca-do-estipe-do-coqueiro Rhinostomus barbirostris e a broca-da-ráquis-foliar Amerrhinus ynca. A. ynca é uma praga muito importante do coqueiro adulto, embora seu ataque também tenha sido observado em plantas jovens com estipe já formado. O ataque das larvas é caracterizado por grandes galerias internas localizadas nas ráquis foliares, que levam ao enfraquecimento e quebra das folhas. As larvas de R. barbirostris formam galerias no caule que reduzem ou interrompem o fluxo de seiva, causando quebra das folhas e enfraquecimento da planta. Além de danos diretos, a espécie R. barbirostris foi apontada como vetor de doenças nos coqueiros e dendezeiros, como a resinose do coqueiro e doença do anel vermelho. Nesta palestra, apresentarei a identificação do feromônio de agregação produzido por R. barbirostris e por A. ynca, os dois primeiros trabalhos do nosso grupo de pesquisa com insetos da família Curculionidae.

Downloads

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Fávaro, C. F. (2019). IDENTIFICAÇÃO DO FEROMÔNIO DE AGREGAÇÃO DE DUAS PRAGAS DAS ARECÁCEAS, Rhinostomus barbirostris E Amerrhinus ynca (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(5), p–06. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7225

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)