EFETIVIDADE DA AÇÃO BIOINSETICIDA DE EXTRATOS MICROENCAPSULADO DE Annona muricata EM LABORATÓRIO
Palavras-chave:
TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, GRAVIOLA, BRÁSSICAS.Resumo
A traça-das-crucíferas é a principal praga das Brássicas em todo mundo, pois apresenta características que favorecem sua disseminação como ciclo biológico curto e capacidade de adquirir resistência a inseticidas químicos. Desenvolver métodos de controle alternativo para a elaboração de um plano de manejo integrado para a espécie é necessário para o aumento da produtividade mundial de Brássicas. A finalidade desta pesquisa foi avaliar uma formulação inseticida natural microencapsulada à base de extrato etanólico de sementes de Annona muricata L. (Annonaceae), para o controle das lagartas de Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae). O experimento e a criação de P. xylostella foram conduzidos no Laboratório de Entomologia: Controle Alternativo de Pragas (LECAP), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, em Rio Largo, AL, com a finalidade de produzir e comparar a eficiência da formulação microencapsulada de graviola (0,08%) com o extrato etanólico bruto (0,08%). A formulação microencapsulada foi realizada no Laboratório de Farmácia a partir de 15 mL de extrato orgânico, 50 mL de álcool etílico P.A e 50 mL de água milli-q, misturado e depois foi acrescentado a mistura goma arábica a 20%, amido a 15% e maltodextrina a 40% calculado a partir do peso de sólido contido em 1 mL do extrato. Após os testes constatou-se que a formulação microencapsulada apresentou eficiência na mortalidade de lagartas recém eclodidas da praga acima de 90%, não diferindo estatisticamente da taxa de mortalidade larval apresentada pelo extrato bruto de 87,4%. Pode-se concluir que o trabalho apresentou resultados satisfatórios, pois a técnica de microencapsulação não alterou a capacidade inseticida do extrato bruto e a formulação microencapsulada do extrato etanólico de sementes de A. muricata possui enorme eficiência para o controle da praga, mostrando-se como uma alternativa promissora para o controle de P. xylostellaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.