LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A PRIORIDADE ESPECIAL DOS OCTOGENÁRIOS: ALCANCES E OMISSÕES
Resumo
O presente trabalho busca fazer uma abordagem de como o ordenamento jurídico brasileiro trata os idosos do país, considerando o aumento dessa categoria, suas limitações e necessidades. Mais especificamente, o artigo tratará da Lei 13.466 de 12 de julho de 2017 que altera os artigos 3º, 15 e 71 do Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741, de 01 de outubro de 2003), a qual instituiu uma prioridade para as pessoas acima de 80 anos em relação aos demais idosos, visto que este é um grupo em crescimento no país, que apresenta maiores vulnerabilidades e necessitam de um olhar especial do legislador. Ademais, foi feita uma análise acerca da não abrangência da nova prioridade no recebimento dos precatórios devidos pela Fazenda Pública. Portanto, foi desenvolvido um estudo a partir de análise de estatísticas, aspectos demográficos, legislações e entendimentos acerca dos pontos positivos e das eventuais omissões da lei, no tocante a garantia dos direitos dos idosos no Brasil, bem como de sua dignidade na velhice. O estudo usou o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.