SAÚDE COMO UM INSTRUMENTO CONSTITUCIONAL: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO OBSTÉTRICO
Resumo
O presente artigo tem como finalidade geral abordar a problemática da violência Obstétrica na sociedade hodierna, relacionando com os casos de vulnerabilidade socioeconômica em que muitas mulheres estão inseridas. Além disso, tem como objetivo trazer a evolução do processo de humanização do parto e como isso influenciou a vida das mulheres. Vale ressaltar, também, que foi usado diversas exemplificações dos tipos de violações contra o direito das progenitoras, sendo, muitas vezes, omitido da sociedade. Ademais, consta nesse artigo a necessidade do papel do Estado como um instrumento de poder diante dessa situação. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo, empregou-se, também, para coleta de dados as pesquisas bibliográficas e documentais, em que houve a coleta de informações em artigos e projetos, nos quais serviram de base para a construção da proposta. Os métodos abordados foram o histórico, no qual trouxe um olhar de evolução cronológica da área obstétrica e o comparativo, traçando uma perspectiva social e econômica do tratamento às mães entre o sistema público e privado de saúde. A partir dessa análise, conclui-se que a constatação da existência da violência obstétrica dentro do meio social é uma realidade vigente, e em razão de muitas mulheres desconhecerem esse tipo de violência, ocorre a perpetuação dos casos, necessitando de ações para a sua atenuação no meio social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.