Avaliação das condições higiênico-sanitárias dos pontos de vendas de carnes bovinas em Remígio-PB
Resumo
As condições sanitárias na comercialização de carnes nem sempre estão inseridas dentro dos padrões adequados de higiene para garantir a qualidade dos produtos e a saúde dos consumidores. Se tratando de consumo in natura, os consumidores almejam encontrar nos estabelecimentos comerciais, carnes frescas; carnes com aspectos visuais atraentes, carnes de cor viva, higiene geral, tanto do ambiente quanto da equipe, cheiro do estabelecimento agradável e opções de corte. Logo, o presente estudo tem o caráter de avaliação das condições higiênico-sanitárias dos pontos de vendas da carne bovina no município de Remígio-PB, considerando-se a infra-estrutura do estabelecimento, equipamentos e utensílios, e ainda os manipuladores. Foram realizadas pesquisas com 14 comerciantes e/ou funcionários de carne bovina, onde cada comerciante e/ou funcionário foi avaliado através da análise visual e preenchimento da Ficha de Verificação baseado na Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. Foram considerados para tabulação dos dados os resultados “sim”, para a totalização dos itens investigados (100%), levando em consideração que todos permitiram a entrevista. Os resultados obtidos para o item infra-estrutura representou teor de conformidade excelente para manejo dos resíduos e abastecimento de água e os demais pontos abordados na pesquisa para infra-estrutura não apresentaram conformidade superior a regular. Já para equipamentos e utensílios e manipuladores, os resultados não foram satisfatórios, pois todos os pontos abordados não passaram do grau de excelência maior que regular, exceto saúde dos manipuladores que representou grau de excelência excelente, com 92,80% de aprovação. Portanto, são preocupantes os resultados obtidos perante a segurança e qualidades dos alimentos referentes à imagem da organização que podem causar danos para os seus consumidores. Assim, recomenda-se a necessidade de investimentos por parte dos proprietários para a realização de reformas para a implementação das boas práticas e atendimento à legislação.
Palavras-chave: feiras livres, carne bovina, comerciantes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.