O uso de agrotóxicos nas comunidades rurais de habitação dos educandos da EEEFMI Padre Manoel Otaviano, Ibiara-PB

Authors

  • Jocimario Alves Pereira UFCG
  • Natanaelma Silva da Costa
  • Joelma Farias Vieira de Jesus
  • Marcos Barros de Medeiros

Keywords:

Agricultura Familiar. Educação Colaborativa. Meio Ambiente.

Abstract

O funcionamento agrícola é o eixo crucial da economia brasileira, atingindo vários setores e camadas da sociedade, isso ocorre devido às condições promissoras de nosso país para esse ofício, para o desenvolvimento da agricultura foram lançadas de várias estratégias, impulsionadas pela “Revolução Verde” que proporcionou as inovações tecnológicas no setor. Embasado por fatores locais como, as circunstâncias ambientais e sociais de nossa região, que possui respaldo econômico na produção agrícola e necessita de elementos para uma “iluminação” socioeducativa, propõem-se  nesse trabalho o estudo da interação do ensino da sala de aula para a comunidade em geral, com o objetivo de analisar o uso de agrotóxico nas comunidades, onde residem os educandos, observando a interação dos educandos com a comunidade e a utilização dos conhecimentos empíricos como também científicos no seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas na EEEFMI Padre Manoel Otaviano, e em dez comunidades rurais no município de Ibiara - PB, em que concentra maior população de estudantes da referida escola, participaram das atividades as turmas A e B do terceiro ano, com a orientação do professor de Química. Assim como em boa parte da região e de todo país foi diagnosticado o uso abusivo de agrotóxico, em que os trabalhadores se sentem obrigados a fazer uso dessas substâncias pelo fato de reconhecer como único manejo eficiente na agricultura. Dessa forma espera-se contribuir na demonstração de uma prática pedagógica auxiliar que venha o desenvolvimento de técnicas de produção agrícola que estejam dentro de perspectivas ecológicas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CARVALHO, Hausblene. O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLAR. 2009. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-orientador-educacional-na-escola/21631/>. Acesso em: 03 mar. 2016.

ARIES, Luiz. Atitude: Os problemas causados pelos agro-tóxicos justificam seu uso?. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1441-os-problemas-causados-pelos-agrotoxicos-justificam-seu-uso.html>. Acesso em: 27 dez. 2015.

BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambien-te escolar. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Regi-ão Sul, 9., 2012, Ijui. ETC. Ijui: Unijuí, 2012. p. 1 - 12.

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo entrevistar: Como fazer entrevistas em Ciências Sociais. In: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 n°1, Janeiro-Julho/2005, p.68-80.

BEZERRA, Zedeki Fiel et al. Comunidade e escola: refle-xões sobre uma integração necessária. Scielo, Curitiba, v. 0, n. 37, p.279-291, maio/ago. 2010.

CÂMARA, Edna Torres Felício; MURARO, Mariel. Além da mera intuição: aula expositiva e a utilização de recursos audiovisuais. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=7f5fc754c7af0a63>. Acesso em: 5 jan. 2016.

CAROLINA CUNHA (Ed.). Agrotóxicos: Brasil é o maior consumidor mundial em 2014. 2015. Disponível em: <http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/agrotoxicos-brasil-e-o-maior-consumidor-mundial-em-2014.htm>. Acesso em: 3 jan. 2016.

CERQUEIRA, Wagner de. A Revolução Verde. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm>. Acesso em: 27 dez. 2015.

CONCEIÇÃO, Júnia Cristina Peres R. da; CONCEIÇÃO, Pedro Henrique Zuchi da. Agricultura: evolução e impor-tância para a balança comercial brasileira. 2014. Disponí-vel em: <http://www.en.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1944.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2015.

DUARTE, Newton. Educacao Escolar, Teoria Cotid. Esco-la de Vigotski. Autores Associados, 1996.

CULTURA BRASIL. Muito além da tecnologia: os impac-tos da Revolução Verde. São Paulo: Dicyt, 2010. Disponível em: <http://www.dicyt.com/noticia/muito-alem-da-tecnologia-os-impactos-da-revolucao-verde>. Acesso em: 27 dez. 2015.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

Fundação Educacional George Lucas. Pesquisa de ensino com abordagem de projeto. Edutopia. Nov. 2001. Disponí-vel em: . Acesso 03 jan. 2016

ARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técni-cas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996

PALMA, Danielly Cristina de Andrade. Agrotóxicos em leite humano de mães residentes em Lucas do Rio Verde – MT.2011. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2011.

PEREIRA, Jocimario A.; JESUS, Joelma F. V. de; SILVA, Natanaelma C. da. O uso de agrotóxicos pelos agricultores da comunidade Baixa do Juá, Santana de Mangueira - PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sus-tentável, Pombal, v. 10, n. 2, p.126-131, abr./maio 2015.

PORTO, Marcelo Firpo; SOARES, Wagner Lopes. Modelo de desenvolvimento, agrotóxicos e saúde: um panorama da realidade agrícola brasileira e propostas para uma agen-da de pesquisa inovadora. Revista Brasileira de Saúde Ocu-pacional, São Paulo, v. 37, n. 125, p.125-125, jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0303-76572012000100004&script=sci_arttext>. Acesso em: 2 jan. 2016.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei Nº 7.802, de 11 de julho de 1989. Brasília, DISTRITO FEDERAL.

SILVA, A.M. Santos, V.B. A importância de aulas experi-mentais no estudo de química para alunos do 1º ano do ensino médio de escolas públicas. Disponível em: <http://www.abq.org.br/simpequi/2013/trabalhos/2025-102.html>. Acesso em: 27 dez. 2015.

SILVA, Maria de Lourdes Garcêz da; CAVALCANTE, Luci-ana Matias. Relação família/escola: as contribuições da família no processo pedagógico vivido na educação infan-til. In: foro internacional de pedagogia, 4., 2012, Parnaí-ba. Anais. Parnaíba: Realize, 2012. p. 1 - 12.

TERRA, Fábio Henrique Bittes; PELAEZ, Victor. A história da indústria de agrotóxicos no Brasil: das primeiras fá-bricas na década de 1940 aos anos 2000. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/13/43.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2015.

Published

2019-07-02

How to Cite

PEREIRA, J. A.; COSTA, N. S. da; JESUS, J. F. V. de; MEDEIROS, M. B. de. O uso de agrotóxicos nas comunidades rurais de habitação dos educandos da EEEFMI Padre Manoel Otaviano, Ibiara-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 01–06, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7119. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

INTERDISCIPLINAR

Most read articles by the same author(s)