Análise de Swot aplicada a uma empresa artesanal de laticínios no município de Cajazeiras-PB
Keywords:
Agroindústria. Análise SWOT. Estratégias.Abstract
A agroindústria é um setor da economia que tem passado por processos de evolução que se deve a uma maior valorização desse tipo de empreendimento respaldada em uma procura crescente por produtos naturais dentro dos padrões de qualidade. A organização de uma agroindústria deve ser voltada a atender a demanda do mercado e para isso o uso de ferramentas como a análise de SWOT pode auxiliar no desenvolvimento e crescimento. O presente trabalho teve como objetivo realizar a análise de SWOT de uma agroindústria que trabalha com laticínios no município de Cajazeiras-PB. A metodologia constou com uma visita a agroindústria para avaliar as instalações físicas; aplicação de um questionário estruturado com perguntas referentes a fatores internos e externos que envolvem o processo de funcionamento da empresa; formação da Matriz SWOT baseada nos dados obtidos; determinação de estratégias de enfrentamento para as ameaças e fraquezas identificadas. Os resultados mostraram que a empresa possui boa estrutura física e maquinário que atende às necessidades de produção. Porém enfrentam problemas referentes à escassez de mão de obra especializada, entraves burocráticos, marketing de vendas e portfólio de produtos limitado. Esses tipos de problemas necessitam de estratégias de enfrentamento voltadas para a busca de parcerias com órgãos ou profissionais que possam aperfeiçoar os processos produtivos e de marketing visando uma maior lucratividade e um atendimento mais amplo ao consumidor.
Downloads
References
ABREU, A. de. A importância da inovação tecnológica na indústria de alimentos: um estudo de caso numa empresa de grande porte. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 32., 2012, Bento Gonçalves. Anais [...]. Bento Gonçalves: UFRGS, 2012. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_tn_sto_164_954_19702.pdf. Acesso em: 22 jun. 2019.
ARAÚJO, J. C. et al. Análise de SWOT: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO, 5., 2015, Lins. Anais [...]. Lins: Unisalesiano, 2015. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0138.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
ÁVILA, R. Guia rápido: análise de SWOT. Luz Planilhas Empresariais, 2014. E-book. Disponível em: https://blog.luz.vc/como-fazer/ebook-guia-rapido-de-analise-swot/. Acesso em: 25 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Normativa MAPA N°5/2017/DF. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 14 fev. 2017. Disponível em: file:///E:/Downloads/IN%20MAPA%2005_2017%20(2).pdf. Acesso em: 07 jun. 2019.
CORDOVA, F. P.; SILVEIRA, D. T. Pesquisa Científica. In: GERHARDET, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 31-43.
COSTA, P. F. F. da; VIVONE, L. P.; FLEXA, R. G. C. Aplicação do método da avalição 360° para auxiliar no plano de uma consultoria de pequeno porte. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_116_757_16581.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
FREITAS, J. P. de. et al. Lutas camponesas no alto sertão e a questão ambiental: a busca da sustentabilidade no assentamento Santo Antônio, Município de Cajazeiras/PB. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/5294/3893. Acesso em: 27 jun. 2019.
LEONI, J. N.; SILVA, M. G.; JUGEND, D. Gestão de portfólio de produtos: métodos adotados em uma empresa do setor alimentício de médio porte. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 33., 2013, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2013. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2013_TN_STO_181_033_22411.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
LIOTTO, A. M. O papel da capacitação no desempenho organizacional das micro e pequenas empresas do Norte do Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 9., 2016, Passo Fundo. Anais [...]. Passo Fundo: ENEGEPE, 2016. Disponível em: https://www.egepe.org.br/2016/artigos-egepe/410.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
LITO, D. S. B. Satisfação de clientes: um estudo de caso. Universidade de Coimbra: FEUC, 2015. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/29736. Acesso em: 22 jun. 2019.
MENEZES, S. de. S. M. Queijo de qualho: tradição cultural e estratégia de reprodução social na Região Nordeste. Revista de Geografia, Recife, v.28, n.1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228843. Acesso em: 08 jun. 2019.
PARAIBA. Lei N° 10.345, de 09 de julho de 2014. Cria o Selo de Origem e Qualidade para produtos originários da Agroindústria Familiar, de Pequeno Porte e Artesanal e autoriza a comercialização de produtos entre Municípios. João Pessoa: Assembleia Legislativa, [2014]. Disponível em: https://sogi8.sogi.com.br/Arquivo/Modulo113.MRID109/Registro40718/lei%20n%C2%BA%2010.345,%20de%2009-07-2014.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
PARAIBA. Lei N° 11.249, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Política Estadual de Incentivo às Agroindústrias. João Pessoa: Assembleia Legislativa, [2018]. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=372376. Acesso em: 08 jun. 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Pesquisa Científica. In: Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 42-72.
PURIFICAÇÃO, M. R. R. G. da; SAMPAIO, B. E. O. Influência do marketing boca a boca no número de vendas de produtos terapêuticos. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: 2016. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_230_346_29884.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
REVELLION, J. P. P.; BADEJO, M. S. Gestão e planejamento de organizações agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/56451. Acesso em: 07 jun. 2019.
ROCHA-VIDIGAL, C. B.; VIDIGAL, V. G. Investimento na qualificação profissional: uma abordagem econômica sobre sua importância. Acta Scientiarum, Maringá,v.34, n.1, p. 41-48, 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/14181. Acesso em: 22 jun. 2019.
SANTOS, J. A. N. dos; VALENTE JUNIOR, A. S. Perfil da agroindústria no Nordeste. Informe Rural ETENE. Ano 2. n. 07. 2008. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/documents/80223/800705/ano2-07.pdf/20d1cf93-ff4f-4b34-adec-7fee15b783b9. Acesso em: 28 jun. 2019.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Cenários para o leite e derivados na Região Nordeste em 2020. Recife: Sebrae, 2013. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/estudo-Cenarios-para-leite-e%20derivados-NE.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. O que devo fazer na hora de criar uma logomarca para minha empresa. Sebrae Amapá, 2019. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/o-que-devo-saber-na-hora-de-criar-uma-marca-para-minha-empresa. Acesso em: 21 jun. 2019.
SILVA, A. A. et al. A utilização da Matriz SWOT como ferramenta estratégica – um estudo de caso em um escola de idioma de São Paulo. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais [...]. Resende: AEDB, 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/26714255.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019.
SILVA, H.; NOVÔA, N, S.; PAIVA, W. da. C. A logomarca como signo: as funções da significação desempenhadas por uma marca. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 2016. Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313853449_A_LOGOMARCA_COMO_SIGNO_AS_FUNCOES_DE_SIGNIFICACAO_DESEMPENHADAS_POR_UMA_MARCA. Acesso em: 21 jun. 2019.
SILVA, H. P.; PINHO, V. de S. Planejamento estratégico como ferramenta de enfrentamento à crise econômica brasileira: como os microempreendedores individuais estão sobrevivendo? Estudo de caso com os pequenos negócios do segmento de confecção. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2017, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UEPG, 2017. Disponível em: file:///E:/Downloads/01497834800%20(1).pdf. Acesso em: 25 jun. 2019.
SILVA, J. B. da; PREZOTTO, L. L. Programa de agroindustrialização da produção da agricultura familiar: documento referencial. Edição 2007/2010. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/01_-_Documento_Referencial_Agroind%C3%BAstria_vers%C3%A3o_site_2007-2010.pdf. Acesso em: 07 jun. 2019.
SOARES, D. G. S. et al. Entraves burocráticos na política de abertura de empresas: o impacto da burocracia nos modelos de empreendedorismo das micro e pequenas empresas. Estudos, Goiânia, v.42, n.1, p. 43-55, 2015. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/files/journals/3/articles/3893/public/3893-11256-1-PB.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.
ZALUSKI, F. C. et al. Análise SWOT no diagnostico estratégico de uma agroindústria familiar rural. In: SALÃO DO CONHECIMENTO, 2017, Jui. Anais [...]. Jui: UNIJUI, 2017. Disponível em: file:///E:/Downloads/8155-1-34825-1-10-20170921%20(1).pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
ZIEGLER, C. et al. Aplicação da análise SWOT na cadeia produtiva do leite na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2017, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UTFPR, 2017. Disponível em: file:///E:/Downloads/01505750337%20(9).pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess