Percepção sobre educação ambiental e política dos 3R’S dos estudantes de escola pública no município de Pombal-PB
Resumen
O crescente aumento das populações urbanas, a falta de planejamento ambiental e de programas de conscientização, bem como, a falta de informação para a população em geral, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da degradação ambiental. O ambiente escolar e as práticas de ensino podem ser utilizados como proposta de educação visando à preservação do ambiente. Neste contexto, objetivou-se com a realização deste estudo, avaliar as percepções ambientais e captar os conhecimentos sobre a política dos 3R’S dos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Arruda Câmara do município de Pombal, Paraíba. Os procedimentos metodológicos pautaram-se na abordagem direta com aplicação de um questionário a 27 discentes, onde responderam perguntas discursivas e de múltipla escolha sobre educação ambiental e política dos 3R’S. Destacou-se que, a maioria dos alunos possui pouco conhecimento sobre os assuntos abordados. É perceptível, no entanto, a necessidade da inserção da Educação Ambiental e seus temas serem inseridos na sala de aula e na comunidade escolar.
Descargas
Citas
ALBERTI, M. A; BERBET, M. S; LEMES, T. P; KIEL. C. A. A Educação Ambiental no Cotidiano do Professor de Artes e Valores do Ensino Fundamental do Município de Guarapuava. Ambiência, Guarapuava, PR, v.3, n.1, p.103-109, 2007.
ASCHO, J. A. A Escola: força restritiva ou impulsora? In: Sabres, Jaraguá do Sul. N. 1, 2000.
CALDAS, A. L. R.; RODRIGUES, M. Avaliação da percepção ambiental: estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 15, p.181-195, 2005.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental e formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
CUBA, M. A. Educação Ambiental nas escolas. Revista de Educação, Cultura e Comunicação, v. 1, p. 23-31, 2010.
FARIAS, J. F; BORGES, F. R; SILVA, E.V. Educação ambiental contextualizada no semiárido cearense: subsídios a gestão e preservação dos recursos hídricos. Geosaberes, v. 3, p. 30-36, 2012.
LAYRARGUES, P.P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p.179-219.
LIMA, J.D. Gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Abes, 2001.
LUCATTO, L.G.; TALAMONI, J.L.B. A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a micro bacia hidrográfica do ribeirão dos peixes como tema gerador. Ciência & Educação, v. 13, p. 389-398, 2007.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T.; COMAR, V. Environmental education in a context of the complexity of theoretical perception. Interciência, v.28, p. 616 – 619, 2003.
MARTINS, D.P.; BRITO, AMARAL, A. M.; REIS, A. N.; BERETTA, E. M.; BUGS, G. T.; GIEHL, I. C.; HEINZELMAN, L. S. Educação ambiental como estratégia para atuação em desastres naturais – estudo de caso em Novo Hamburgo/RS. Educação Ambiental em Ação, n.58, ano XV, 2016. Disponível em: < http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2584> Acesso em: 27 mar. 2017.
OLIVEIRA, I., RODRIGUES, D. Educação ambiental e cidadania: percepção do meio ambiente por alunos do ensino médio de uma escola pública do distrito federal. Educação Ambiental em Ação, n.58, ano XV, 2016. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2596 Acesso em: 05 de Janeiro de 2017.
RIZZO, M. R. Ser sensível aos 3 R’s – Reutilizar, Reciclar e Reduzir. Artigos.com, 2007. Disponível em: Acesso em: 27 mar. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess