Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Universidade Federal de Campina Grande Campus Pombal – PB

Autores/as

  • Amanda Kelly da Silva
  • Jaqueline de Sousa Gomes UFCG
  • Tiago da Nóbrega Albuquerque
  • Ricélia Maria Marinho Sales

Palabras clave:

Conscientização. Ambiente. Educação.

Resumen

A devastação ambiental é causada pela ausência das condições de cidadania que afligem algumas classes sociais, entrelaçados pelos interesses econômicos que não respeitam as necessidades de tempo e espaço da manutenção dinâmica do meio ambiente. O crescente aumento das populações urbanas, a falta de planejamento ambiental e de programas de conscientização, bem como, a falta de informação para a população em geral, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da degradação ambiental, que tem apresentado consequências cada vez mais graves ao meio ambiente, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Esta pesquisa teve por objetivo captar a percepção e compreensão dos professores de graduação da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal - PB, sobre o meio ambiente e educação ambiental. Percebeu-se que os professores já trabalharam de alguma forma com Educação Ambiental e que há uma boa aceitação pelos acadêmicos em relação ao tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Carvalho, J. C. M. 1998. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Sema & Ipê, São Paulo, Brasil, 102pp.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas - 6ªed. Ampliada pelo autor – São Paulo: Gaia, 2000.

MAKNAMARA, M. Contrapontos – Volume 9 nº 1 – pp. 55-64, 2009.

MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Química Nova, 27: 332-336, 2004.

OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, B. S.; VILELA, M. C. S.; CASTRO, T. A. A. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale, Ano V, 07, 2012.

SCARDUA, V. M. Crianças e Meio Ambiente: A importância da educação ambiental na educação infantil. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 3, p. 57-64, 2009.

WEID, Nahyda Von Der. A formação de professores em educação ambiental à luz da Agenda 21. In: PÁDUA, S. M.; TABANEZ, M. F. (Orgs). Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: MMA; 1997. p. 73-87.

Publicado

2019-01-02

Cómo citar

SILVA, A. K. da; GOMES, J. de S.; ALBUQUERQUE, T. da N.; SALES, R. M. M. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Universidade Federal de Campina Grande Campus Pombal – PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 30–34, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6434. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2