Visão de universitários sobre problemas ambientais e resíduos sólidos na cidade de Pombal-PB

Autores/as

  • Jaqueline de Sousa Gomes UFCG
  • Maria Jaízia dos Santos Alves
  • Amanda Kelly da Silva
  • Tiago da Nóbrega Albuquerque
  • Ricélia Maria Marinho Sales

Palabras clave:

Universitários. Problemas ambientais. Resíduos sólidos.

Resumen

Nos tempos atuais, surgiram preocupações globais quanto aos inúmeros problemas decorrentes do desenvolvimento e do equilíbrio injusto entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Um dos maiores desafios urbanos é o melhoramento da deposição de resíduos sólidos, bem como a extração de recursos naturais de forma descontrolável. Diante desse pequeno parcial de problemas ocasionados pela sociedade, buscaram-se opiniões de universitários cursando Engenharia Ambiental, para obter um reflexo de como podemos melhorar e onde podemos, e como a universidade esta agindo para também fazer sua parte diante do propósito, propondo aos mesmos a percepção de problemas ambientais locais. Diante do questionário proposto podemos observar a visão de vários pontos importantes e que estão no nosso cotidiano, não apenas individualmente, mas no conjunto discente, universidade e sociedade. Levando a identificar qual o papel de cada um e o que os mesmos estão realizando para obtenção de uma sociedade mais equilibrada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento. São Paulo: Secretaria de Estado do Meio Ambiente, 1997.

CONSUMERS INTERNATIONAL. Consumo sustentável: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, Idec, 1998.

GIRALDI-COSTA, A.C.; MURATA, A. T. Horta Orgânica como Ferramenta Lúdica para a Educação Ambiental nos

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação Ambiental em Açãoo. v.46 ano XII, 2013.

GONÇALVES, D. P. Desenvolvimento sustentável: o desafio da presente geração. Espaço Acadêmico. v. 51. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/051/51goncalves.htm>. Acesso em: 21 dez. 2009.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação e Interpretação ambiental. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/educamb.html> . Acesso em: 19 jan. 2009.

MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação Ambiental na Universidade Construindo Possibilidades. Química Nova. V.27, Salvador, 2004.

NERO,F.G.D. Concepções dos discentes dos cursos de licenciatura sobre educação ambiental, sua responsabilidade social e o papel formativo da universidade. VII Enpec.Florianópolis, 2009.

OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, B. S.; VILELA, M. C. S.; CASTRO, T. A. A. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale, Ano V, 07, 2012.

SILVA, G. J. A.; NETTO, L. R. G. Urbanismo e Sustentabilidade. Revista de Antropologia Urbana, v.4, n.5, 2007. Disponível em: < http://www.aguaforte.com/osurbanitas5/Silva&Garcia%20Netto2007.html>. Acesso em: 19 jan. 2009.

VERDI, M. A educação ambiental na formação de educadores – o caso da universidade regional de Blumenal – FURB. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. V.17, Blumenau, 2006.

Publicado

2019-01-02

Cómo citar

GOMES, J. de S.; ALVES, M. J. dos S.; SILVA, A. K. da; ALBUQUERQUE, T. da N.; SALES, R. M. M. Visão de universitários sobre problemas ambientais e resíduos sólidos na cidade de Pombal-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 24–29, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6435. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>