O retorno do popular na educação ambiental e do campo – pela perspectiva da sociologia rural e ambiental

Autores/as

  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB
  • Aldeone Pereira Silva
  • Fernanda Fernandes Barbosa
  • Patricio Borges Maracaja

Palabras clave:

Acrevi, Educação Popular e Ambiental, Catadores de lixo

Resumen

A crise socioambiental é uma das expressões da questão social que tem alcançado significativa visibilidade na sociedade contemporânea mediante o agravamento dos problemas ambientais. A relação sociedade/meio ambiente é o que move a emersão da questão ambiental com um caráter globalizado, característica do modo de produção capitalista que acelera o consumo de materiais descartáveis e amplia o acúmulo de lixo. Nosso estudo tem como referência a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI), situada na cidade de Mossoró/RN, no Bairro Nova Vida, município marcado pela expansão urbana, a qual desdobra-se em diversos problemas socioambientais. Analisa-se quais as concepções de Educação Ambiental dos associados da ACREVI. Para fundamentar o nosso trabalho partimos de uma revisão bibliográfica pautada na perspectiva freireana, pelo motivo desta nos possibilitar o mergulho na história dos associados de forma crítica, além de resgatar o humanismo esquecido na sociabilidade do capital.

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Biografía del autor/a

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB

Licenciada em Biologia, mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB-campus Pombal e Doutora em Engenharia de Processos-PPGEP/UFCG.

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Publicado

2020-03-02

Cómo citar

OLIVEIRA, L. G. dos S. de; MEDEIROS, A. C. de; SILVA, A. P.; BARBOSA, F. F.; MARACAJA, P. B. O retorno do popular na educação ambiental e do campo – pela perspectiva da sociologia rural e ambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 53–58, 2020. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7719. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

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