O pedagogo frente às dificuldades de leitura e escrita, perceptíveis na trajetória educacional dos alunos

Autores

  • Richard José Cavalcante dos Santos
  • Francisca Freire da Costa Neta
  • Fagno Dallino Rolim Universidade Federal de Campina Grande
  • Wyara Ferreira Melo
  • Carla Heloísa Alencar de Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Antônio Eudes Ferreira IFPB
  • Karla Gomes da Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande
  • Fernanda de Sousa Araújo

Resumo

A leitura promove socialmente o indivíduo, possibilitando acesso ao conhecimento e à cultura. Isso posto, torna-se essencial a busca, no espaço escolar, de mecanismos de compreensão das principais causas de dificuldade de leitura, para fazer intervenções pedagógicas necessárias, sendo importante atentar sistematicamente para o papel que o pedagogo exerce nesse processo de alfabetização. A abordagem desse tema torna-se importante, pois refletirá sobre as dificuldades na leitura, vivenciada no cotidiano escolar e suas possíveis variáveis. Portanto, este trabalho objetiva analisar as principais dificuldades que interferem no processo de aprendizagem da leitura, tendo como consequência a dificuldade de leitura do aluno ao passar da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para as séries seguintes. A metodologia consiste num levantamento bibliográfico a partir da leitura e fichamento de textos em livros, artigos, periódicos e trabalhos científicos nos meios eletrônicos. Quanto à abordagem é qualitativa, pois versa sobre a qualidade do ensino nos primeiros anos escolares. O processo de alfabetização exige saberes conceituais por parte dos professores. Além dos problemas didáticos e da falta de estímulo para a leitura, vinda do ambiente familiar, que dificultam o processo de aprendizagem, é possível afirmar que alguns alunos apresentam distúrbios e dificuldades de aprendizagem, que independem do processo de ensino. No entanto, percebeu-se que existe uma grande defasagem no processo de alfabetização das crianças nas fases iniciais, principalmente, por falta de maior incentivo sobre a leitura e a escrita e, em sua decorrência, significativas influências na aprendizagem do aluno durante todo o período educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Eudes Ferreira, IFPB

Professor de Matemática do IFPB

Karla Gomes da Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Enfermagem-FIP; Mestre em Sistemas Agroindustriais-UFCG campus Pombal-PB

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

CAVALCANTE DOS SANTOS, R. J.; COSTA NETA, F. F. da; ROLIM, F. D.; FERREIRA MELO, W.; ALENCAR DE FIGUEIREDO, C. H.; FERREIRA, A. E.; NÓBREGA, K. G. da; ARAÚJO, F. de S. O pedagogo frente às dificuldades de leitura e escrita, perceptíveis na trajetória educacional dos alunos. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 13–24, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7484. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)