PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E A TRANSVERSALIDADE EM SUAS SISTEMATIZAÇÕES: UM ESTUDO NARRATIVO
Resumo
RESUMO: A transversalidade engloba um conjunto de temáticas, metodologias pedagógicas e sistematizações dentro e fora dos universos educacionais, englobando variadas vertentes teórico-práticas e políticas perante das contingências elaboradoras na contemporaneidade, indo além das tendências disciplinadoras e das prerrogativas técnicas-mecânicas. Dentro das exigências educativas, encontra-se o planejamento educacional que varia as suas etapas e formas de compreensão a partir das idiossincrasias do meio pedagógica instituído, mediando com metodologias pedagógicas, projetos institucionais e prolixas educacionais, servindo de força motriz nas organizações curriculares e formativas de ensino-aprendizagem. Partindo dos elementos supracitados, o presente trabalho discorre sobre como o planejamento educacional estaria integrado nas políticas educacionais nos contextos nacionais contemporâneos, promovendo possíveis sistematizações nas entrelinhas direcionais e formativas na educação básica, levando em consideração os aspectos panorâmicos de cada realidade institucional. Nos moldes de pesquisa, valeu-se da metodologia de revisão narrativa enquanto olhar diretivo perante da organização e construção das afirmativas dialógicas-críticas, utilizando-se de artigos científicos, capítulos de livros e outras produções acadêmicas como principal forma busca, tendo as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e Web of Science como bases centrais.Sendo assim, expressado a significância das relações entre o planejamento educacional e as abordagens transversais, seguem os demais tópicos desse trabalho, objetivando discussões e proposições fundamentais nas transformações sociais e na sistematização de metodologias pedagógicas, lapidando caminhos para além da superficialidade unitária-técnica.
Palavras-chave: Planejamento Educacional. Transversalidade. Educação. Contemporaneidade.