Características organizacionais da sala de aula e a sua influência na interação social: concepções administrativas
Resumo
A administração escolar, sobretudo em suas amplitudes críticas-dialógicas desenvolve um campo multi e interdisciplinar capaz elucidar questionamentos teórico-práticos e experienciais dentro e fora das fronteiras educacionais, possibilitando diálogos entre as práticas do educador, os processos organizacionais educativos e as diretrizes das políticas educacionais. Dentro dos aspectos organizacionais-escolares, destaca-se a pertinência das constantes e estratégias participativas perante das contingências educacionais na contemporaneidade, movimentando, partindo de seus processos interativos, a integração e formação individual-coletiva dos membros inseridos nas entrelinhas pedagógicas. Pensando nisso, o presente texto científico discorre sobre as principais características educacionais presentes na sala de aula perante das potencialidades da interação social significativa entre professores e alunos, tendo como base norteadora os princípios, perspectivas teórico-práticas e metodologias compreendidas da administração escolar em suas amplitudes críticas. Nos processos de pesquisa, valeu-se do método de revisão narrativa como destino investigativo dos elementos levantados, tendo artigos científicos, livros especializados e outras produções expositivas-acadêmicas, encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC como principais fontes de busca. Sendo assim, considerando a significância dos aspectos e modalidades administrativos na educação contemporânea, expressam-se as afirmativas e raciocínios lapidados ao longo da produção reflexiva-discursiva sobre a interação social nas entrelinhas educativas, promovendo encontros dialéticos entre as proposições pedagógicas e as diretrizes da administração científica.
PALAVRAS-CHAVE: Administração Escolar. Interação Social. Educação. Contemporaneidade.