Uma abordagem sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos
Resumo
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos trata-se de uma nova postura empresarial, em que as organizações são direcionadas para trabalhar com o foco no cliente. Para gerir a cadeia de suprimentos, as organizações necessitam definir suas estratégias competitivas e colocá-las em funcionalidade. A gestão da cadeia de suprimentos é um fator determinante para o sucesso organizacional, a partir de sua otimização é possível obtenção de ganhos, seja evitando perdas, ou através de melhor uso do tempo, possibilitando absorver mais fatias do mercado, principalmente, pelo reconhecimento e satisfação do cliente, o que favorece a demanda por mais produtos e/ou serviços. O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é conectar o mercado, a rede de distribuição, o processo de fabricação e a atividade de aquisição, de tal modo que os clientes sejam contemplados com níveis cada vez mais altos de serviços, e que ainda assim os custos se mantenham baixos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos vem recebendo uma maior atenção nos últimos anos e que as organizações já possuem uma nova concepção de Estratégia de Compras e Suprimentos. Nessa nova concepção, ganha espaço a logística empresarial que tem a missão de fazer com que as organizações reduzam seus custos e melhorem a qualidade de bens/serviços. Atualmente, existe nas organizações uma preocupação em se criar valor na cadeia de suprimentos, o que obriga estas a reforçar o relacionamento com seus fornecedores, estabelecendo alianças e parcerias. Nesse mesmo tempo, as empresas também se preocupam em colocar em prática estratégias que lhes garantam ganhar novos clientes, fidelizando-os para obter sucesso e continuarem no mercado.
Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Gerenciamento. Importância.