A importância do marketing de relacionamento

Autores

  • Juliana Gomes de Melo UEPB
  • Mônica Justino da Silva UEPB
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Aline Carla de Medeiros ufcg
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

Na atualidade, o marketing vem sendo visto como uma das importantes ferramentas da administração de empresas e dos negócios, sendo fortemente aplicado, na maioria das vezes, em processos de troca, com o fim de lucro. No entanto, é de suma importância que as empresas/profissionais incorporem a responsabilidade social aos seus objetivos de lucro. Dentre os diferentes tipos de marketing destaca-se o de relacionamento, que pode ser definido como sendo uma estratégia com resultados a longo prazo, que pode ser aplicado a negócios que ofereçam produtos e serviços com altos índices de demanda. No entanto, para a adoção dessa nova tendência requer compromisso da empresa para com ela. Com o marketing de relacionamento, a empresa consegue manter sua clientela, estabelecendo com a mesma um relacionamento forte. Por meio do marketing de relacionamento, que as empresas podem planejar e executar ações voltadas aos clientes. Desta forma, empresas e profissionais autônomos devem procurar sempre fazer com que seus clientes se tornem cada vez mais próximos de seus produtos e serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a outras pessoas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese sobre o marketing de relacionamento como a tendência do marketing na atualidade, mostrando a importância da manutenção do cliente, por parte da empresa.

 

Palavras-chave: Marketing. Tendências. Fidelização do cliente.

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Biografia do Autor

Juliana Gomes de Melo, UEPB

Graduada em Economia (UFCG), especialista em Gestão Pública (UEPB).

Mônica Justino da Silva, UEPB

Graduada em Administração (FACISA), especialista em Gestão Pública (UEPB), graduanda em Direito (UEPB)

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Publicado

2016-04-05

Como Citar

Melo, J. G. de, Silva, M. J. da, Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Medeiros, A. C. de, & Maracajá, P. B. (2016). A importância do marketing de relacionamento. Revista Brasileira De Pesquisa Em Administração, 2(1). Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/view/4166

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