A importância do marketing de relacionamento
Resumo
Na atualidade, o marketing vem sendo visto como uma das importantes ferramentas da administração de empresas e dos negócios, sendo fortemente aplicado, na maioria das vezes, em processos de troca, com o fim de lucro. No entanto, é de suma importância que as empresas/profissionais incorporem a responsabilidade social aos seus objetivos de lucro. Dentre os diferentes tipos de marketing destaca-se o de relacionamento, que pode ser definido como sendo uma estratégia com resultados a longo prazo, que pode ser aplicado a negócios que ofereçam produtos e serviços com altos índices de demanda. No entanto, para a adoção dessa nova tendência requer compromisso da empresa para com ela. Com o marketing de relacionamento, a empresa consegue manter sua clientela, estabelecendo com a mesma um relacionamento forte. Por meio do marketing de relacionamento, que as empresas podem planejar e executar ações voltadas aos clientes. Desta forma, empresas e profissionais autônomos devem procurar sempre fazer com que seus clientes se tornem cada vez mais próximos de seus produtos e serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a outras pessoas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese sobre o marketing de relacionamento como a tendência do marketing na atualidade, mostrando a importância da manutenção do cliente, por parte da empresa.
Palavras-chave: Marketing. Tendências. Fidelização do cliente.