Endomarketing: Um estudo aplicado à UEPB
Resumo
O Endomarketing, enquanto ferramenta administrativa, atualmente bastante utilizado pelas instituições públicas nas suas relações para com o seu público interno, busca extrair a otimização dos desempenhos com ganhos sociais. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo conhecer como a possível implementação do processo de Endomarketing aliado às ações de comunicação interna poderiam contribuir para motivação, empatia, comprometimento, relacionamento e a qualidade de vida dos Técnicos Administrativos da Universidade Estadual da Paraíba do Campus I, Campina Grande. Para tanto, aplicou-se para 200 servidores um questionário visando identificar e avaliar como ocorre o nível de satisfação dos servidores. Percebeu-se que a Instituição tem a urgente necessidade de se criar um programa de Marketing Interno, e direcionar esforços para que seja efetivado com a integração de todos os funcionários, dos gestores das Pró-reitoras e dos diretores de Centro para que de fato produza resultados positivos para toda a comunidade acadêmica.
Palavras-Chave: Endomarketing, Comunicação interna, Motivação, Relacionamento.