Endomarketing: Um estudo aplicado à UEPB

Autores/as

  • Dagnaldo Martins Frazão UEPB
  • Juliana Gomes de Melo UEPB
  • Mônica Justino da Silva UEPB
  • Alexsandra Souza Santos UEPB

Resumen

O Endomarketing, enquanto ferramenta administrativa, atualmente bastante utilizado pelas instituições públicas nas suas relações para com o seu público interno, busca extrair a otimização dos desempenhos com ganhos sociais. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo conhecer como a possível implementação do processo de Endomarketing aliado às ações de comunicação interna poderiam contribuir para motivação, empatia, comprometimento, relacionamento e a qualidade de vida dos Técnicos Administrativos da Universidade Estadual da Paraíba do Campus I, Campina Grande. Para tanto, aplicou-se para 200 servidores um questionário visando identificar e avaliar como ocorre o nível de satisfação dos servidores. Percebeu-se que a Instituição tem a urgente necessidade de se criar um programa de Marketing Interno, e direcionar esforços para que seja efetivado com a integração de todos os funcionários, dos gestores das Pró-reitoras e dos diretores de Centro para que de fato produza resultados positivos para toda a comunidade acadêmica.

 

Palavras-Chave: Endomarketing, Comunicação interna, Motivação, Relacionamento.

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Biografía del autor/a

Dagnaldo Martins Frazão, UEPB

Graduado em Administração (UEPB)

Juliana Gomes de Melo, UEPB

Graduada em Economia (UFCG), Especialista em Gestão Pública (UEPB).

Mônica Justino da Silva, UEPB

Graduada em Administração (FACISA), Especialista em Gestão Pública (UEPB), Graduanda em Direito (UEPB)

Alexsandra Souza Santos, UEPB

Graduada em Administração (FACISA), em Pedagogia (UVA) e em Letras (UFPB), Especialista em Política e Gestão da Educação Básica, e também em Psicopedagogia (UNIPÊ), Mestre em Formação de Professores

Publicado

2019-11-23

Cómo citar

Frazão, D. M., Melo, J. G. de, Silva, M. J. da, & Santos, A. S. (2019). Endomarketing: Um estudo aplicado à UEPB. Revista Brasileira De Pesquisa Em Administração, 6(1), 14–21. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/view/4322

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