Perspectivas sócio-históricas mediante da emancipação do sujeito: articulações com a pedagogia jurídica

Autores

  • Sarah Borges Ribeiro
  • Marcos Vitor Costa Castelhano

Resumo

O ideário de emancipação lapidado por Lev Vygotsky atravessa diretamente as concepções teórico-práticas e políticas discorridas em seu tempo, trazendo à tona que o sujeito emancipado seria consolidado a partir das ampliações simbólicas e socioculturais de cada sujeito a partir das potencialidades civilizatórias livres mediante das caracterizações conflitantes entre as distintas classes sociais. Partindo das premissas citadas, o presente estudo discute sobre como os panoramas sócio-históricos, ancoradas nos pressupostos teórico-práticos vygotskianos, podem influir nas compreensões e desenvolvimentos organizações pautados na emancipação do sujeito nos eixos relacionais contemporâneos, tendo como plano de fundo os diálogos e articulações dialógicas das matrizes pedagógicas-jurídicas, considerando os seus conhecimentos científicos e execuções profissionais. Nas diretrizes de pesquisa, operou-se a metodologia de revisão narrativa, conservando as suas entrelinhas e direcionamentos bibliográficos, organizativos e estruturarias, utilizando-se artigos científicos, capítulos de livros, obras especializadas e outras produções acadêmicas relacionadas a temática aqui abordada como principal fonte de busca, sendo geralmente encontradas nas bases digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC.

 Palavras-chave: Pedagogia Jurídica. Sócio-histórico. Emancipação

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Publicado

2024-07-07

Como Citar

Ribeiro, S. B., & Castelhano, M. V. C. . (2024). Perspectivas sócio-históricas mediante da emancipação do sujeito: articulações com a pedagogia jurídica. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 12(1), 0062–0069. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/10611

Edição

Seção

Artigos