Perspectivas sócio-históricas mediante da emancipação do sujeito: articulações com a pedagogia jurídica
Resumo
O ideário de emancipação lapidado por Lev Vygotsky atravessa diretamente as concepções teórico-práticas e políticas discorridas em seu tempo, trazendo à tona que o sujeito emancipado seria consolidado a partir das ampliações simbólicas e socioculturais de cada sujeito a partir das potencialidades civilizatórias livres mediante das caracterizações conflitantes entre as distintas classes sociais. Partindo das premissas citadas, o presente estudo discute sobre como os panoramas sócio-históricos, ancoradas nos pressupostos teórico-práticos vygotskianos, podem influir nas compreensões e desenvolvimentos organizações pautados na emancipação do sujeito nos eixos relacionais contemporâneos, tendo como plano de fundo os diálogos e articulações dialógicas das matrizes pedagógicas-jurídicas, considerando os seus conhecimentos científicos e execuções profissionais. Nas diretrizes de pesquisa, operou-se a metodologia de revisão narrativa, conservando as suas entrelinhas e direcionamentos bibliográficos, organizativos e estruturarias, utilizando-se artigos científicos, capítulos de livros, obras especializadas e outras produções acadêmicas relacionadas a temática aqui abordada como principal fonte de busca, sendo geralmente encontradas nas bases digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC.
Palavras-chave: Pedagogia Jurídica. Sócio-histórico. Emancipação