As bibliotecas universitárias e o sistema de gestão da qualidade
Abstract
As unidades de informações ocupam na sociedade da informação e do conhecimento um espaço significativo, principalmente, no que diz respeito às ferramentas de gestão e serviços. Como essas unidades devem priorizar a aprendizagem do ser humano, existem nelas uma preocupação cada vez mais crescente com a busca da qualidade. Sem elas, seria impossível as universidades cumprirem a sua missão, que é transformar alunos em pesquisadores. O resultado final da qualidade dos serviços prestados por uma Unidade de Informação está diretamente relacionado com o empenho de sua equipe funcional, que quanto mais capacitada estará mais apta a beneficiar diretamente o público que procura a biblioteca. Na gestão da qualidade torna-se necessário o envolvimento de todos os funcionários e é através da gestão da qualidade nas bibliotecas que a informação será de qualidade. A principal função da biblioteca é satisfazer os usuários que a ela se dirigem e oferecer a melhor informação é um dos principais passos para o sucesso da gestão de qualidade nas bibliotecas universitárias. Os serviços prestados pelas bibliotecas estão em constante avaliação, sendo avaliados pelos usuários sempre toda vez que os mesmo vão às bibliotecas. Isto acontece porque os usuários estão em melhor posição para julgar a qualidade dos serviços que recebem. Assim, é de suma importância que as bibliotecas procurem de forma efetiva atender às necessidades de sua clientela, estabelecendo com esta uma interação positiva. A função da biblioteca universitária é oferecer informação com qualidade à sua comunidade usuária. Entretanto, no contexto atual, para que essa unidade de informação possa realmente cumprir a sua função, precisa primar que pela qualidade dos serviços prestados. E, por essa razão, está obrigada a implantar seu sistema de gestão da qualidade.
Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Qualidade. Sistema de Gestão.