USO DA TÉCNICA FOTO-FENTON COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LATICÍNIOS

Conteúdo do artigo principal

Vitória Bezerra da Silva
Fernando Ferreira da Silva Dias

Resumo

A indústria intensificou a busca por técnicas alternativas de tratamento de seus resíduos líquidos, visando minimizar os níveis de poluição ou até reutilizar as águas residuais geradas. Com isto, o objetivo deste trabalho foi utilizar os Processos Oxidativos Avançados (POAs) como alternativa de tratamento de efluentes industriais de laticínios com técnica foto-Fenton (H2O2/Fe²+/UV). Utilizou-se efluente real, circulando em um reator fotoquímico tubular sob radiação de luz negra (8 W), por 01h00min. Cada ensaio foto-fenton conteve 800 mL do efluente bruto adicionado de peróxido de hidrogênio (H2O2) e sulfato de ferro heptahidratado (FeSO4.7H2O2), em quantidades determinadas por um planejamento fatorial 2². As amostras coletadas passaram por análise de Demanda Química de Oxigênio colorímetrica (DQO). O melhor resultado para diminuição de DQO após 01h00min de tratamento, sem ajuste do pH,  foi 44,54%. Tal resultado não atingiu o mínimo estabelecido pela legislação, necessitando do ajuste de pH ou tratamento biológico para sua otimização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, V. B., & Dias, F. F. da S. (2017). USO DA TÉCNICA FOTO-FENTON COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LATICÍNIOS. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(2), 316–321. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/5202
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vitória Bezerra da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante de graduação do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Granhuns. Participante do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Lácteos e Apícolas (GPLA), orientada da profª PhD Gerla Castello Branco Chinelate , da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Academica de Garanhuns . Neste grupo participou da Comissão Organizadora do primeiro e segundo simpósio de Leite e Derivados de Garanhuns (SIMPLEITE) nos anos 2015 e 2016. também participou como voluntaria na organização do XIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), realizado em Garanhuns.

Fernando Ferreira da Silva Dias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente dos cursos de agronomia e zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

DAVARNEJAD, R.; NIKSERESHT, N. Dairy wastewater treatment using an electrochemical method:Experimental and statistical study. Journal of Electroanalytical Chemistry. n. 775, p 364–373, 2016.

LOURES, C. C. A. Estudo da aplicação de UV/FENTON (Fe ²+/ H2O2) no tratamento de efluentes de laticínios. 2011, 229f. Dissertação (Mestrado em Ciências) –Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, 2013.

MORAVIA, W.G.; LANGE, L.C.; AMARAL, M.C.S.; Avaliação da microfiltração para remoção do lodo gerado no processo oxidativo avançado empregando o reagente de Fenton no tratamento de lixiviado de aterro sanitário; Eng. Sanit. Ambient. v.16 n.4 out/dez 2011 p. 379-386.

MOTA, A.L.N.; CHIAVONE-FILHO, O.; PROCÓPIO, Z. S. D.; CARVALHO, G. K. G.; TEIXEIRA, M. L. M. Otimização da área irradiada e do arranjo de um reator fotoquímico tubular na degradação do fenol pelo processo foto-Fenton. COBEQ. 2014.

POTRICH , L.; Degradação de Cafeína por Processos Oxidativos Avançados. 2014, 36f. monografia (graduação em engenharia química) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia Química, 2014.

SALAS, G.; ALE, N.; Tratamientode las aguas residuales de una refinería de petróleopor oxidación avanzada (aox), usandoelreactivoFenton (H2O2/FE2+).Rev. Per. Quím. Ing. Quím. v. 11 n. 2. p 12-18. 2008.

SALAZAR, F. R. S. Aplicação de Processo Oxidativo Avançado (POA) como pré-tratamento de efluente de laticínio para posterior tratamento biológico. 2009, 210f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Quimica) - Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, 2009.

SILVA, D. J. P. Resíduos na indústria de laticínios. 2011.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)