CONHECENDO AS EMBALAGENS: FATORES INFLUENTES NA DECISÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS

Conteúdo do artigo principal

Venancio Ferreira de Moraes Neto
Thayná Torres da Silva
João Henrique Fernandes da Silva
Glêce Milene Santana Gomes
Iris Barbosa de Souza

Resumo

O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento sobre as embalagens alimentícias pelos alunos de escolas públicas do 8° ano do ensino fundamental de Garanhuns-PE e aplicar atividades sobre o mesmo. A pesquisa foi realizada mediante questionário e desenvolvimento de atividades educativas. Verificou-se que os alunos estão muito satisfeitos com as embalagens e sua funcionalidade. As médias dos fatores avaliados antes da intervenção e depois da intervenção não diferiram significativamente (p<0,05), com exceção do fator “a cor da embalagem”; que por sua vez também o fator menos influente, pois obteve média considerada entre de pouca e moderada importância. Já o fator mais influente foi “facilidade de achar a data de validade”, considerado pelos alunos com importância entre moderada e alta. Por fim, foi percebido que nas escolas periféricas o desinteresse dos gestores e docentes influenciou negativamente na motivação dos alunos em participar das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moraes Neto, V. F. de, Silva, T. T. da, Silva, J. H. F. da, Gomes, G. M. S., & Souza, I. B. de. (2017). CONHECENDO AS EMBALAGENS: FATORES INFLUENTES NA DECISÃO DE COMPRA DE ALIMENTOS. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 7(2), 352–357. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/5227
Seção
Artigos

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Matrículas no ensino fundamental em Garanhuns-PE. QEdu. 2016. Disponível em: < http://www.qedu.org.br/cidade/3588-garanhuns/censoescolar>. Acesso em: 02 jun. 2016.

GONÇALVES, A. A.; PASSOS, M. G.; BIEDRZYCKI, A.. Percepção do consumidor com relação à embalagem de alimentos: tendências. Estudos Tecnológicos, São Leopoldo-RS, v. 4, n. 3, p. 271-283, set./dez. 2008.

JORGE, N., Embalagens para alimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2013.

MACHADO, R.L.P., Manual de rotulagem de alimentos. Embrapa Agroindústria de Alimentos-Documentos (INFOTECA-E), Rio de Janeiro, mai. 2015.

MACHADO, S. S.; SANTOS, F. O.; ALBINATI, F. L.; SANTOS, L. P. R. The consumers behavior regarding the label reading of food products, Brazil. Alimentos e Nutrição. Araquara - SP, v.17, n.1, p.97-103, jan./mar. 2006.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo, Pearson, Prentice Hall, 2003

ORNELLAS, C. B. D.; GONÇALVES, M. P. J.; SILVA, P. R.; MARTINS, R. T. Atitude do consumidor frente à irradiação de alimentos. Ciênc. Tecnol. Aliment, Campinas, v. 26, n. 1, p. 211-213, jan./mar. 2006

PONTES, T.E.; COSTA, T.F.; MARUM, A.B.; BRASIL, A.L.; TADDEI, J.A.; Nutritional guidance for children and adolescents and the new consumption patterns: advertising, packaging and labeling. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 27, p. 99-105, 2009.

TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística. Editora LTC, 2010

VEIGA NETO, A.R.; MELO, L.G.N.S. Fatores de influência no comportamento de compra de alimentos por crianças. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.22, n.2, p.441-455, 2013.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)