Sequência lúdico-didática para treinamento na indústria de alimentos O aprendizado da produção de compota de mandioca

Conteúdo do artigo principal

Leticia Lira Xavier
Sandrelly
Rayssa
Ellen
Leandro

Resumo

O treinamento é um método eficaz para expandir as habilidades e conhecimentos de funcionários, sendo essencial também na indústria de alimentos, pois garante a capacitação para a execução de ações relativas à qualidade sanitária dos alimentos, boas práticas de higiene, manipulação de alimentos e operacionalização das atividades. Nesse viés, observa-se a possibilidade de implementação de um conjunto de estratégias didáticas para auxiliar na qualificação dos colaboradores. Essas são metodologias alternativas que podem ser empregadas em diferentes setores para auxiliar na aprendizagem de diferentes processos, como as etapas envolvidas no processamento de um produto alimentício. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo abordar e desenvolver estratégias lúdico-didáticas que podem ser utilizadas no treinamento dos colaboradores na indústria de alimentos utilizando como exemplo a produção de compota de mandioca. Para tanto, foram utilizadas seis metodologias alternativas: fluxograma, vídeo, folder, história em quadrinhos, cordel e paródia. Todas foram desenvolvidas pela equipe via plataformas digitais, atendendo às características particulares de cada metodologia. A utilização de recursos baseados em uma aprendizagem dinâmica e multidirecional pode contribuir mais efetivamente na capacitação dos colaboradores visto que são mais atrativos para os indivíduos que as metodologias tradicionais. Tendo em vista esse potencial facilitador, é proposto que a apresentação dos materiais seja feita em uma ordem prática e coordenada que permita aos colaboradores apreender os conceitos a partir de práticas que permitam a integração entre os envolvidos. Portanto, as estratégias lúdicas são potenciais ferramentas que podem ser aplicadas na indústria de alimentos como forma de  auxiliar o processo de orientação para a produção a partir da capacitação por treinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lira Xavier, L., Mirely Da Silva SANTOS, S., Vitória Do Nascimento CUNHA, R., Roberta Dias De FARIAS, E., & Finkler, L. (2022). Sequência lúdico-didática para treinamento na indústria de alimentos: O aprendizado da produção de compota de mandioca. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 12(3), 42–49. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I3.9604
Seção
VI SEA

Referências

BEZERRA, V. S. Valor nutricional da Mandioca (Manihot esculenta crantz) e Transformações pós-colheita. Embrapa, Macapá, 36, p. 1- 18 , 2002.

CARVALHO, M. M.; PALADINI, P. P. Gestão da Qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

CARVALHO, Ana Vânia. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E AGREGAÇÃO DE VALOR À MANDIOCA. In: MODESTO JÚNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo. Cultura da mandioca: apostila. Belém: Embrapa, 2014. Cap. 14. p. 183-184.

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

COSTA, T. S. Estudo do processo de concentração do tucupi e da elaboração de produtos a base de tucupi concentrado. 2016. 121 f. Tese ( Doutorado) Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.






DEMO, G. et al. Políticas de gestão de pessoas no novo milênio: cenário dos estudos publicados nos periódicos da área de Administração entre 2000 e 2010. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 12, p. 15-42, 2011.

GAVA, Allanir Jaime, 1941. Princípios de tecnologia de alimentos I. São Paulo: Nobel, 1984.

GONÇALVES, A.; MOURÃO, L. A expectativa em relação ao treinamento influencia o impacto das ações de capacitação? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 45, p. 483-513, 2011.

GROXKO, M.; PEREIRA, J. R. Prognóstico agropecuário mandioca 2021 /2022. Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Paraná, v. 13, n.34, p. 6-13, 2021.

KNECHTEL, Carla Milene; BRANCALHÃO, Rose Meire Costa. Estratégias lúdicas no ensino de Ciências. 2008. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências, Unioeste, Paraná, 2008. Cap. 1.

MOURA, Karinny Silvia Vieira de. A RAIZ DA MANDIOCA ENQUANTO ELEMENTO CULTURAL DA CULINÁRIA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA LAGOA DA PEDRA. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso de Graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental, Campus de Prof. Dr Sérgio Jacintho Leonor de Arraias, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. Cap. 1.

MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. In: Revista Comunicação & Educação. São Paulo, Moderna, 1995.

NASSAR, N. M. A. Mandioca. Ciência Hoje, Brasília, v. 39, n. 231, p. 30, 2006.

NEVES, S. C. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. 2012. 30 f. Tese (trabalho de conclusão de curso de Artes Visuais)-Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília, Tocantins, 2012.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; ALC NTARA, Cláudia Sales de. História em quadrinhos na educação. Fortaleza - Ce: Eduece, 2021. 142 p.

PHILIPPI, S. T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição-- 2. ed. rev. Barueri: Manole, 2014.

RÊGO, J. C.; STAMFORD, T. L. M.; PIRES, E. M. F. Proposta de um programa de boas práticas de manipulação e processamento de alimentos para unidades de alimentação e nutrição. Higiene Alimentar, São Paulo, v. 15, n. 89, p. 22-27, 2001.

RODRIGUES, M. Estratégias de leitura aplicadas ao gênero Folder. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, v.3, n.2, p. 1-18, 2014.

SENAR. Agroindústria: produção de derivados da mandioca, Brasília, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, 2018.

SILVA, B. B. da.; MENDES, F. B. G.; KAGEYAMA, P. Y. Mandioca. 2008. 4 f. Resumo (Projeto: “Desenvolvimento econômico, social e ambiental da agricultura familiar pelo conhecimento agroecológico'') - Universidade de São Paulo, [S.l.], 2008.

SILVA, E. B. Cordel: Uma experiência em sala de aula. 2013.77 f. Trabalho de conclusão de curso. Departamento de Letras e Humanidades, Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.

SILVA, T. S. et al. Paródia como recurso didático no ensino de biologia. EXPOPIBID 2014. Recife, PE, 07 a 08 de outubro de 2014.

STERNECKERT, A. Critical Incident Management. 1. ed. New York: Taylor e Francis Group an informa business, 2003.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)