Verificação de Rotulagem de Queijo Coalho Tipo "A" e "B" em Relação ao Teor de Proteína e Matéria Gorda
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as conformidades de 59 amostras de queijo coalho (tipo A e B) produzido e comercializado em Pernambuco, relacionando os parâmetros físico-químicos de matéria gorda e proteína experimentais, com as indicações descritas na rotulagem. É de extrema importância a linguagem dos rótulos dos alimentos dos produtos para os consumidores. Deste modo, deve-se considerar de grande relevância a Informação nutricional para a promoção da alimentação saudável. A pesquisa apontou uma irregularidade dos relatos dos rótulos frente aos valores analisados, com margem de erro superior ao valor nutricional descrito na embalagem. O queijo coalho apresentou uma alta taxa de irregularidades quanto aos componentes proteína, o queijo Minas Frescal e Ricotaem 92% das marcas houve margem de erro superior a 20% para algum tipo de nutriente e 10,90% das amostras de queijo coalho tipo B não apresentavam informação nutricional. A pesquisa apontou uma irregularidade dos relatos dos rótulos frente aos valores analisados, com margem de erro superior ao valor nutricional descrito na embalagem.
Palavras-chave: Rotulagem, queijo coalho, proteína, matéria gorda.Descargas
Detalles del artículo
Termo de cessão de Direitos Autorais
Citas
ALMEIDA, S. de L., PAIVA JR, F. G. de, GUERRA, J. R. F. A Regulação Cultural e a [Re] Significação da Produção Artesanal do Queijo Coalho do Agreste Pernambucano. Anais. In: XXXVIII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro/RJ. 13-17 de setembro de 2014.
AOAC INTERNATIONAL. Official methods of analysis.16ª ed., 3ª rev. Gaitherburg: Published by AOAC International, 1997. v.2, cap. 32, p.1-43.
BRASIL. Instrução Normativa n° 30, de 26 de junho de 2001. Aprova os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Manteiga da Terra ou Manteiga de Garrafa; Queijo Coalho e Queijo de Manteiga. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 2001. Seção 1, página 13.
BRASIL. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 set. 2002.
BRASIL. Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003. Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 dez. 2003.
BRASIL. Instrução Normativa Nº 22, de 24 de novembro de 2005. Regulamento Técnico para Rotulagem de Produto de Origem Animal Embalado. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 nov. 2005.
BRASIL. Instrução Normativa n°68 de 12 de dezembro de 2006. Métodos Analíticos Oficiais Físico-químicos, para controle de Leite e Produtos Lácteos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 14 dez. 2006. Seção 1, Página 8
CORREIA, L. J. H. Diagnóstico das condições ambientais e avaliação dos riscos microbiológicos no processamento de queijo de coalho. 2011. 207f. Tese (Tese de doutorado) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2011.
DIAS, B. F.; FERREIRA, S. M.; SOARES, D. S. B. Análise de Rotulagem de Queijo Minas Frescal. Anais. In: IV Congresso Estadual de Iniciação Científica do IF Goiano 21 a 24 de setembro de 2015.
FURTADO, M. M. Quesos Típicos de Latinoamérica. 1° Ed. Fonte Comunicações e Editora, São Paulo, 2005. 192p.
GOMES, R. A.; MEDEIROS, U. K. L. de; SILVA, F. A. P. da. Caracterização físico-química dos Queijos de Coalho artesanal e industrial comercializados na cidade de Currais Novos/RN. Anais. In: VII CONNEPI - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, Palmas Tocantins, 2012.
MENEZES, S. S. M. Queijo de coalho: tradição cultural e estratégia de reprodução social na região Nordeste. Revista de Geografia (UFPE), 28 (1), 40-56, 2011.
PERNAMBUCO. Secretaria Produção de Rural e Reforma Agrária. Resolução n. 002 de 19 de abril de 1999. Estabelece a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que deverá cumprir o Queijo Coalho produzido no Estado de Pernambuco e destinado ao consumo humano. Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Recife, 20 de abril de 1999
SILVA, L. F. M. da; FERREIRA, K. S. Avaliação de rotulagem nutricional, composição química e valor energético de queijo minas frescal, queijo minas frescal “light” e ricota. Revista Alimentação e Nutrição, 21 (3), 437-441, 2010.
SILVA, C. C. da. Estudo da oferta de queijos de leite de ovelha e adequação da rotulagem dos produtos com a legislação vigente. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária), Porto Alegra, 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 67p.
SILVINO, J. do N. O.; ALVES, M. A. de M.; ALEXANDRE, A. P. S.; SILVA, A. dos S. Avaliação da conformidade em rotulagens de queijos de coalho comercializados em estabelecimento varejista no mercado de Maceió-AL. Anais. In: VII CONNEPI, Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas –TO, 2012.