COMPORTAMENTO DO MARACUJAZEIRO-AMARELO (Passiflora edulis f. Sims flavicarpa Deg.) SOB DIFERENTES DOSAGENS DE BIOFERTILIZANTE E INTERVALOS DE APLICAÇÃO.
Resumo
O maracujazeiro (Passiflora edulis) é uma planta frutífera constituída de espécies tropicais e subtropicais, algumas nativas do Brasil. O maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) responde bem a adubação orgânica, trazendo como vantagem, a melhoria das condições físicas , químicas e biológicas do solo. A presente pesquisa baseou-se na hipótese de que é possível avaliar o crescimento e produção do maracujazeiro-amarelo, sob diferentes doses e intervalos de aplicação, realizado em condições de campo, na Escola Agrotécnica do Cajueiro, pertencente a Universidade Estadual da Paraíba. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo estudados 5 doses de biofertilizante (D1=0 L, D2 =5 L, D3 = 10 L, D4= 15 L e D5= 20 L/planta/ano) e 4 intervalos de aplicação (I1=1, I2=2 , I3=3 e I4=4 meses). Variáveis estudadas: quantidade de ramos secundários, peso do fruto, diâmetro longitudinal do fruto, diâmetro transversal dos frutos e diâmetro da casca com o albedo. Os resultados foram submetidos a analise de variância, e as medias comparadas pelo teste Tukey a 5%. As dosagens d biofertilizante nas variáveis dos frutos houve aumento até a dosagem 4 e ocorrendo uma queda na dosagem 5 e nos intervalos de aplicação houve um desenvolvimento crescente apenas no diâmetro da casca com o albedo as demais variáveis ficaram oscilando entre os intervalos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-10-01
Como Citar
ARAÚJO, D. L. de; ALVES, A. de S.; ANDRADE, R.; SANTOS, J. G. R. dos; COSTA, C. L. L. COMPORTAMENTO DO MARACUJAZEIRO-AMARELO (Passiflora edulis f. Sims flavicarpa Deg.) SOB DIFERENTES DOSAGENS DE BIOFERTILIZANTE E INTERVALOS DE APLICAÇÃO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 98–109, 2008. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/129. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS