IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE COMPARATIVA DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DERIVADO DO SATÉLITE LANDSAT - 5 PARA A CIDADE DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE NA PARAÍBA COM A PRECIPITAÇÃO.
Palavras-chave:
sensoriamento remoto, cobertura vegetal, degradação ambientalResumo
A finalidade deste trabalho é descrever uma relação preliminar do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) com a precipitação, para a cidade de São João do Rio do Peixe localizada no Estado da Paraíba. A análise foi feita utilizando imagens de satélite do LANDSAT – 5 fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997 e 2007) e dados de precipitação para o período de 1997 a 2007. Fez-se o uso do programa Erdas Imagine 8.7 para elaboração dos mapas e do Microsoft Excel 2007 para a construção dos gráficos. Os resultados descrevem uma diminuição do NDVI para a região em estudo, ou seja, com o decréscimo dos totais pluviométricos, a vegetação existente tende a diminuir, logo o aumento ou decréscimo do NDVI está diretamente relacionado com a precipitação ocorrida nessa região. Assim como uma diminuição da fertilidade do solo provocando a degradação ambiental e sócio-econômica principalmente, da região em estudo que depende da agricultura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2009-03-21
Como Citar
NÓBREGA FIRMINO, J. L. da; LIMA, E. de A.; GOMES FILHO, M. F.; ARAÚJO, P. C. de. IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE COMPARATIVA DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DERIVADO DO SATÉLITE LANDSAT - 5 PARA A CIDADE DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE NA PARAÍBA COM A PRECIPITAÇÃO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 17–22, 2009. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/166. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS