Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia

Autores

  • Shirlyanne Ferreira da Silva UFCG
  • Rossana Maria Feitosa Figueirêdo UFCG
  • Alexandre José de Melo Queiroz UFCG
  • Danielle Martins Lemos UFCG
  • Josileide Carmem B. Lima UFCG

Resumo

O mamão e o figo da índia são frutos tropicais ricos em nutrientes, podendo ser utilizados na formulação de blends com o intuito de melhorar características sensoriais de ambas as polpas isoladamente e complementar-se mutuamente quanto ao aspecto nutricional. Diante do exposto, objetivou-se elaborar três blends compostos com polpas de mamão e figo-da-índia nas proporções de 25, 50 e 75% e analisar as amostras quimicamente e quanto às características de cor. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, cinzas, açúcares redutores, totais e não-redutores, ácido ascórbico e parâmetros instrumentais de cor luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). A formulação 75% mamão: 25% figo-da-índia apresentou maior quantidade de ácido ascórbico (18,03 mg aa/ 100g). Os blends de mamão formosa e fígo-da-índia apresentaram caráter pouco ácido e com pH menos ácido com o aumento da proporção de polpa de mamão. As diferentes proporções das polpas de mamão formosa e figo-da-índia na formulação dos blends não influenciaram os teores de cinzas, de água, de açúcares redutores, não redutores e totais. Os blends com maior proporção de polpa de mamão apresentaram-se mais claros e mais alaranjados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlyanne Ferreira da Silva, UFCG

Graduada em Licenciatura em Ciência Agrárias e Mestranda em Engenharia Agrícola na linha de pesquisa em Armazenamento e Processamento pela UFCG - Campina Grande/PB.

Rossana Maria Feitosa Figueirêdo, UFCG

Profª. Associada da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola – UFCG/CTRN. Campina Grande – PB

Alexandre José de Melo Queiroz, UFCG

Prof.  Associado da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola – UFCG/CTRN. Campina Grande – PB. 

Danielle Martins Lemos, UFCG

Graduada em Tecnologia de Alimentos, Mestranda em Engenharia Agrícola na linha de pesquisa em Armazenamento e Processamento pela UFCG - Campina Grande/PB.

Josileide Carmem B. Lima, UFCG

Mestranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Campina Grande – PB.

Downloads

Publicado

2013-10-30

Como Citar

DA SILVA, S. F.; FIGUEIRÊDO, R. M. F.; QUEIROZ, A. J. de M.; LEMOS, D. M.; LIMA, J. C. B. Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 202–206, 2013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>