Motivações e limitações na construção de um processo de transição agroecológica no assentamento Cachoeira no município de Itapura, São Paulo

Autores

  • Cícero Rogério Laluce Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v13i2.4955

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Desenvolvimento sustentável, Comunidades rurais, Aprendizado

Resumo

A agroecologia surgiu como um conjunto de saberes científicos e tradicionais que tem como objetivo fazer a transição do modelo de agricultura convencional para sistemas sustentáveis de produção. Essa nova maneira de pensar os agroecossistemas é uma forma de garantir alimentos saudáveis com inclusão social, resgate dos valores tradicionais e valorização da produção familiar e conservação do meio ambiente, no entanto, requer uma fase de transição. Assim, objetivou-se analisar as principais motivações e limitações dos produtores do assentamento Cachoeira na construção do processo de transição agroecológica no município de Itapura, São Paulo. O trabalho foi uma investigação do tipo qualitativa dividida em duas etapas, na primeira foi aplicado um questionario semiestruturado para diagnóstico da realidade e na segunda etapa uma reunião com a metodologia do tipo tempestade de ideias para levantamento das motivações e limitações para a transição agroecológica no assentamento. O trabalho permitiu perceber que mesmo não atendendo os pré-requisitos entendidos como necessários para o processo de transição agroecológica, as famílias têm buscado construir com base na sua realidade e com seus recursos, novas estratégias para construção de um processo de mudança para alcançar autonomia, melhoria do ambiente e da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Rogério Laluce, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor da Grande área de Extensão Rural

Referências

CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília. 2009.30 p.

CAPORAL, F. R., COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA, 2004. 166p

CARMO, M. S. Agricultura familiar e o local na transição agroecológica. Disponível em: < http://www.sober.org.br/palestra/12/09O417.pdf > Acesso em: 02/04/2015

CIMAS, Observatório Internacional de Ciudadanía y Medio Ambiente Sostenible. Manual de Metodologias Participativas. Madri, 2009.

CLEPS, J. Concentração de poder no agronegócio e (Des) territorialização: os impactos da expansão recente do capital sucroalcooleiro no triangulo mineiro. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/16152/9091: Acesso em: 22 maio de 2017.

COCK, L. Determinants of organic farming conversion. XI International Congress of the European Association of Agricultural Economists. 2005. Disponivel em:< https://www.researchgate.net/publication/23509544_Determinants_of_Organic_Farming_Conversion > Acesso em 10 de maio de 2018.

IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário 2006. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 10 junho 2012.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 653p

GUZMÁN, E. S. A perspectiva sociológica em Agroecologia: uma sistematização de seus métodos e técnicas. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentavél, Porto Alegre, v.3, n.1 p.18-28, jan./mar. 2002. Disponível em: < http://www.projetovidanocampo.com.br/agroecologia/uma_estrategia_de_sustentabilidade_a_partir_da_agroecologia.pdf. Acesso em: 30/04/2015.

GUZMÁN, E. S. Uma estratégia de sustentabilidade a partir da Agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.2, n.1, jan./mar.2001.

MOREIRA, R. M.; CARMO, M.S. Agroecologia na construção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Agric. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, jul./dez. 2004.

SANT’ANA, A. L. Estratégias dos Agricultores Familiares: Entre a moldagem da intensificação produtiva e a construção de formas diferenciadas de comercialização. Retratos de Assentamentos, v. 14, n. 1, 2011. p. 283-304

SCHMITT. C. J. Transição agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. 2ºed. São Paulo: Expressão popular, 2013. 328.p.

WEZEL, A.; BELLON, S.; DORE, T.; FRANCIS, C.; VALLOD, D.; DAVID, C. Agroecology as a science, a movement and a practice. A review. Agronomy for Sustainable Development, 2009. Disponivel em:< https://www.socla.co/wp-content/uploads/2014/wezel-agroecology.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

MARIN, J. O. B. Agricultores familiares e os desafios da transição agroecológica. Revista UFG, nº 7, 2009.

REICHERT, L. J.; GOMES. M. C. Processo de tomada de decisão e a racionalidade administrativa na mudança do sistema de produção convencional para o de base ecológica na agricultura familiar. Agricultura familiar: pesquisa, formação e desenvolvimento. Universidade Federal do Pará, Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural – NEAF, v.1, n.9., 2009. pp.121-144.

REICHERT, L. J., MACHADO, J. A. D.; PADILHA, M. C. GOMES. M. C. Compreendendo a tomada de decisão de produtores de batata em transição agroecológica no município de São Lourenço do Sul/RS. In: Congresso De Agroecologia E Agricultura Ecológica Em Galícia, 3, Vigo: Gieea.Uvigo, Espanha. 2009.

REICHERT, L. J.; GOMES, M.C. O processo administrativo e a tomada de decisão de agricultores familiares em transição agroecológica. Revista de la Facultad de Agronomía, La Plata (2013) Vol 112 (2): 105-113.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-01

Como Citar

LALUCE, C. R. Motivações e limitações na construção de um processo de transição agroecológica no assentamento Cachoeira no município de Itapura, São Paulo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 255–259, 2018. DOI: 10.18378/rvads.v13i2.4955. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/4955. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

NOTA CIENTÍFICA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.