Fracasso escolar: Limites à cidadania
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v5i4.4117Resumo
Sabe-se que o fracasso escolar não é um problema recente, surgiu a partir do século XIX, com o advento da obrigatoriedade do ensino, tornando-se causa de muita preocupação nas instituições escolares. As causas do fracasso podem se manifestar tanto no ambiente escolar (interescolar), como fora da escola (extraescolar). Para se compreender o fenômeno do fracasso escolar necessita-se ter uma visão de todas as dificuldades e problemas existentes de forma oculta nesse processo e que só um detalhamento do conjunto, é que trará parâmetros que propiciará um bom entendimento do assunto em questão. Sabe-se da relevância da participação ativa da família na vida de uma criança, por ser o primeiro grupo social que a criança participa. Contemporaneamente, a escola assume a função social de formar para o exercício da cidadania. Mesmo as instituições buscando sempre oferecer um ensino que desenvolva no aluno sua intelectualidade, ainda têm muito a se rever quanto à sistematização de suas estruturas pedagógicas. As formas como os professores se comportam diante de uma situação de fracasso é preocupante, considerando que a sala de aula apresenta-se como um ambiente favorável na construção de uma relação de interação entre professor aluno. A escolaridade é o ponto de partida para que o futuro cidadão possa usufruir de todos os seus direitos e deveres, como também, ter uma formação consciente de como ser ativo na sociedade, evitando assim a exclusão.
Palavras-chave: Fracasso escolar. Prática Educativa. Cidadania.
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