Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6598Palavras-chave:
Estudo de casos, Educação em Saúde Pública, Formação profissional, MonitoriaResumo
A formação profissional em saúde não tem atendido os anseios da população brasileira em decorrência do seu modelo linear, tecnicista e fragmentado. As fragilidades na formação docente favorecem o modelo de ensino pautado na figura do professor. As metodologias ativas de ensino, por sua vez contrapõe essa lógica. Uma das ferramentas didáticas da metodologia ativa é o estudo de caso. Essa ferramenta tem sido utilizada em muitas áreas do conhecimento, como é o caso da saúde. Objetivou-se relatar sobre a construção de estudos de caso para o ensino em saúde coletiva no âmbito do curso de Fisioterapia de uma Universidade de Alagoas na perspectiva do discente monitor. O presente estudo trata-se de um artigo de relato de experiência de caráter descritivo, resultado da vivência enquanto discente monitor da disciplina de Saúde e Sociedade IV do quarto ano (oitavo semestre) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. Foram construídos três estudos de casos fictícios em que se abordou o território rural, a periferia urbana e o território indígena, todos pautados nas políticas afirmativas e necessidade de um olhar ampliado de saúde na formação do Fisioterapeuta. Percebeu-se, que o processo de construção dos estudos de caso pelo monitor, bem como a sua resolução pelos demais estudantes é capaz de impactar diretamente a formação profissional destes e corroborar com uma geração de Fisioterapeutas mais preparados para atender as demandas de saúde da população.
Palavras-chave: Estudo de casos; Educação em Saúde Pública; Formação profissional; Monitoria.Downloads
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