O currículo de Química na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para o 1º ano do Ensino Médio a luz da BNCC
uma proposta para o 1º ano do Ensino Médio a luz da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i3.8971Resumo
As pessoas tem buscado na educação uma forma de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, por isso, é comum que jovens e adultos que, por diversos fatores, não conseguiram concluir o ensino regular buscarem na modalidade EJA obter seus interesses formativos. É importante que as instituições de ensino desenvolvam currículos que atendam e incluam esses sujeitos no sistema educacional. No ensino de Química, é evidente que a proposta para o ensino regular não se adequa ao público da EJA, por isso, os profissionais buscam desenvolver propostas que tornem a aprendizagem mais significativa, apesar de todos os seus contextos. Este estudo buscou apresentar uma proposta de currículo para o ensino de Química na Modalidade EJA para turmas do primeiro ano do ensino médio. Buscou-se através de bancos de dados, artigos que abordassem a temática e com isso construir as propostas curriculares para o ensino de Química na EJA. Essas propostas foram organizadas e estruturadas em quadros, contendo informações dos conteúdos a serem aplicadas, assim como, a metodologia, avaliação e as expectativas de aprendizagem. Foi então construído um currículo para atender os quatro bimestres letivos, também, foi introduzido na mesma um projeto integrador para que possa ser desenvolvido com os alunos da referida modalidade. Portanto, percebeu-se que é possível desenvolver o processo de ensino aprendizagem de Química na EJA com as particularidades dos sujeitos envolvidos, porém, é necessário que os alunos tenham o comprometimento em querer aprender, assim como, a escola fornecer as condições para que o docente possa desenvolver suas metodologias inovadoras.
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