Atividade bactericida do extrato da própolis em animais domésticos
Palavras-chave:
antimicrobiano; medicina veterinária, abelhasResumo
A própolis é um subproduto das abelhas coletada a partir de resinas de brotos de plantas. Tal substância, quando encontrada na natureza, tem como função atuar na vedação das colmeias a fim de proteger as abelhas de outros animais intrusos à colmeia, atuando como antisséptico nos alvéolos ou mesmo protegê-las do frio. A utilização da própolis na medicina humana e veterinária tem sido frequente, onde uso é mencionado há pelo menos 300 a.C, havendo, atualmente, relatos de que a própolis possui propriedades fitoterápicas com ação antioxidante, anti-inflamatória, antibiótica e antifúngica com obtenção de bons resultados. Quanto a sua ação bactericida podemos destacar o uso do extrato de própolis no tratamento da mastite bovina apresentando resultados superiores ou semelhantes aos dos antimicrobianos utilizados na terapia dessa enfermidade, os frangos que fizeram uso da própolis apresentaram melhores desempenhos dos 14 aos 21 dias de idade, no que tange aos caninos, o extrato de própolis obteve bons resultados no tratamento da otite externa. Sendo assim, podemos afirmar que há avanços na medicina veterinária quanto ao uso da própolis como antimicrobiano, porém ainda há a necessidade de mais estudos a fim de comprovar sua eficácia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thyago Araújo Gurjão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.