Avaliação microbiológica da água consumida por comunidade rural do município de Pombal - PB
Resumo
Embora seja um elemento essencial à vida, a água também pode trazer riscos à saúde se for de má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos. As doenças de veiculação hídrica são causadas, principalmente, por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, transmitidos basicamente pela rota fecal-oral e ingeridos na forma de água ou alimento contaminado. Os coliformes termotolerantes são bactérias de um subgrupo dos coliformes totais e a Escherichia coli é o principal representante de origem exclusivamente fecal. As linhagens patogênicas podem causar desde diarréia, febre, cólica, vômito, calafrios, e mal estar, até graves quadros de diarréia sanguinolenta. A utilização de testes para a determinação de indicadores de contaminação fecal em água é a maneira mais sensível e específica de estimar a qualidade de água, em relação à higiene e cuidados primários à saúde. O objetivo do presente trabalho foi observar a qualidade microbiológica da água disponível para consumo em comunidade rural do município de Pombal, sendo analisados o rio, cisterna e 3 poços artesianos usados para irrigação e consumo. As amostras foram coletadas em frascos de vidro previamente esterilizados, as torneiras foram flambadas e após três minutos de escoamento foi realizada a coleta das amostras, onde foram acondicionadas em caixas de material isotérmico e transportadas imediatamente ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos - UFCG. Os resultados foram analisados e comparados com os padrões de potabilidade da água determinados pela legislação vigente que determina ausência do grupo coliformes e E. coli em 100 mL de água tratada para consumo humano e água de distribuição. A água do rio apresentou valor de 1600 NMP/mL para coliforme a 35 °C, 1600 NMP/mL para coliformes a 45°C e presença de E. coli, a água da cisterna apresentou valor superior a 1600 NMP/mL para coliforme a 35 °C, 300 NMP/mL para coliformes a 45°C e presença de E. coli. Dos poços analisados, o tido como central pela comunidade, que é utilizado para banho, lavagem de roupas e utensílios domésticos apresentou valor acima de 1600 NMP/mL para coliforme a 35°C, 17 NMP/mL para coliforme a 45°C e presença de E. coli. Os dois poços que contém tubulação apresentaram contaminação por coliformes com ausência de E. coli. Com isso, conclui-se que a população precisa urgentemente de orientação para tratar a água utilizada antes do consumo e utilização em processamento de alimentos, por se tratar de água sem qualidade eimprópria para o consumo.
Palavras-chave: qualidade da água, unidade de processamento de alimentos, contaminação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.