Avaliação comparativa das condições sanitárias de alguns supermercados dos Municípios de Sousa e Pombal – PB
Resumo
Os supermercados constituem o principal local de venda de alimentos para todas as classes sociais, constituindo, portanto, setor significativo da economia brasileira e elo sensível e relevante quando se analisa a segurança alimentar. A qualidade dos alimentos disponíveis nos supermercados é de extrema importância para a garantia do consumo de alimentos seguros e da saúde da população. O objetivo deste trabalho foi comparar as condições higiênico-sanitárias entre alguns supermercados das cidades de Sousa e Pombal - PB. Foram visitados dois supermercados da cidade de Sousa e três da cidade de Pombal, onde aplicou-se o Roteiro de Inspeção em Estabelecimentos que Comercializam Alimentos, formulário publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O roteiro aplicado constatou que 66,7% dos supermercados de Pombal apresentaram os seguintes problemas: (a) temperaturas inadequadas de produtos refrigerados, (b) gêneros alimentícios mal empilhados e misturados com produtos de limpeza, (c) presença de sujidades em balcões e equipamentos, (d) alimentos de diferentes tipos ou grupos armazenados no mesmo ambiente, (e) ausência de informações de preço, (f) excesso de mercadorias e desorganização nas prateleiras e (g) ausência de treinamento com os manipuladores. Já nos supermercados da cidade de Sousa foram constatadas apenas duas irregularidades, das quais se destacam: (a) temperaturas inadequadas de produtos refrigerados e (b) presença de sujidades em balcões e equipamentos. Conforme os resultados obtidos foram possíveis analisar que os supermercados se Sousa por ter a aplicação de treinamentos e capacitação dos profissionais, apresentou uma quantidade de problemas, inferior aos supermercados de Pombal, e através dessas capacitações que se obtêm produtos alimentícios mais seguros para o consumo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.