DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA MISTA DE GRAVIOLA COM ÁGUA DE COCO: PROCESSAMENTO, QUALIDADE E AVALIAÇÃO SENSORIAL
Resumo
Objetivou-se neste trabalho desenvolver, avaliar sensorialmente e fisico-quimicamente a bebida mista de graviola com água de coco. A formulação da bebida foi feita com 1000 mL de polpa de graviola, 2300 mL de água de coco e 300 g de açúcar. Após aquecimento em temperatura de 85 °C, o produto final foi acondicionado em 16 garrafas de 200 mL, previamente lavadas e esterilizadas em banho-maria por cinco minutos e fechadas hermeticamente com "tampa em coroa" e pasteurizada em banho-maria a 90 °C por oito minutos. O produto final foi submetido a análises físico-químicas realizada em triplicata: pH, cor, sólidos solúveis, acidez titulável, açúcares totais e redutores. O mesmo foi submetido à prova de esterilidade comercial e a análise aceitação sensorial, com três repetições, com 50 provadores para os atributos de sabor, aparência, cor e aroma, utilizando uma escala hedônica de nove pontos, com extremidades desgostei muitíssimo (1) e gostei muitíssimo (9) e intenção de compra. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de média ± desvio-padrão. O produto obteve a esterilidade comercial. Os resultados das análises físico-químicas: pH (3,98), Açúcar redutor (0,43 % de glicose), Açúcar total (13,12 % glicose), sólidos solúveis (13,03 oBrix), Acidez titulável (0,63) ficaram dentro do padrão de identidade e qualidade para a maioria das bebidas de frutas estabelecida pela legislação brasileira. A avaliação sensorial demonstrou as seguintes médias conforme a sequência: sabor (6,20), aparência (6,50), cor (6,50), aroma (6,60), a intenção de compra mostrou que 80 % dos provadores comprariam o produto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.