EDUCAÇÃO PERMANENTE E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Educação Permanente, Agente Comunitário de Saúde, Atenção Primária em Saúde.Resumo
A Educação Permanente possibilita a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, com o bônus de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um agente educador e, como tal, é necessário que, durante a sua formação, este profissional seja munido de informações diversas que ultrapassem a perspectiva biomédica para que possam habilitá-los no processo de interação da população e no reconhecimento de suas necessidades. Diante do exposto, a pesquisa objetivou analisar a importância da Educação Permanente na interação cotidiana dos ACS com às famílias e no reconhecimento de suas necessidades. Este artigo constitui-se de um estudo de revisão de literatura, que se utilizou dos bancos de dados da SciELO - Scientific Eletronic Library Online. Para a realização do estudo, inicialmente, foram selecionados 18 artigos, finalizando com 06 publicações que estavam nos critérios de inclusão. Os resultados tencionaram em duas vertentes, sendo eles: a importância da Educação Permanente como processo transformador das práxis dos ACS e, o ACS como sujeito fundamental para a garantia da integralidade do cuidado, porém com processo de qualificação falho. Conclui-se, mediante a análise dos artigos consultados, que a Educação Permanente torna-se um facilitador na mediação de mudanças, que implicam na concepção dialógica no processo de trabalho dos ACS.Referências
AVELAR, J.M.F. O Agente Comunitário de Saúde e a Educação Permanente em Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Lagoa Santa, 2014. 38f.Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990.
CAMPOS, K.F.C. et al. Educação permanente nos serviços de saúde. Escola Anna Nery 21(4) 2017.
COUTINHO, S.K.S.F. et al. Rede cegonha: uma experiência em educação permanente com agentes comunitários de saúde. sanare, Sobral - V.16 n.01,p. 74-79, Jan./Jun. – 2017.
FAGUNDES, E. et al. As contribuições de oficinas de grupo para uma política de educação permanente na inserção do Agente Comunitário de Saúde na estratégia de matriciamento em saúde mental. Sinapse Múltipla, 5(2), dez., 103-103, 2016.
JARDIM, T.A.; LANCMAN, S. Aspectos subjetivos do morar e trabalhar na mesma comunidade: a realidade vivenciada pelo agente comunitário de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.13, n.28, p.123-135, 2009.
OLIVEIRA, L.C. et al. Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde: potencialidades de uma formação norteada pelo referencial da Educação Popular e Saúde.
TOLOMEU, J.S.A.; Et al. Ações de educação em saúde para agentes comunitários de saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 11, n. 1, p. 40 -49, jan./jul. 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.