EDUCAÇÃO PERMANENTE E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Edicleide Martins da Silva Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP)
  • Fábio Geraldo de Araujo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP)
  • Anúbes Pereira de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

Palavras-chave:

Educação Permanente, Agente Comunitário de Saúde, Atenção Primária em Saúde.

Resumo

A Educação Permanente possibilita a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, com o bônus de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um agente educador e, como tal, é necessário que, durante a sua formação, este profissional seja munido de informações diversas que ultrapassem a perspectiva biomédica para que possam habilitá-los no processo de interação da população e no reconhecimento de suas necessidades. Diante do exposto, a pesquisa objetivou analisar a importância da Educação Permanente na interação cotidiana dos ACS com às famílias e no reconhecimento de suas necessidades. Este artigo constitui-se de um estudo de revisão de literatura, que se utilizou dos bancos de dados da SciELO - Scientific Eletronic Library Online. Para a realização do estudo, inicialmente, foram selecionados 18 artigos, finalizando com 06 publicações que estavam nos critérios de inclusão. Os resultados tencionaram em duas vertentes, sendo eles: a importância da Educação Permanente como processo transformador das práxis dos ACS e, o ACS como sujeito fundamental para a garantia da integralidade do cuidado, porém com processo de qualificação falho. Conclui-se, mediante a análise dos artigos consultados, que a Educação Permanente torna-se um facilitador na mediação de mudanças, que implicam na concepção dialógica no processo de trabalho dos ACS.

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Publicado

2020-03-19

Como Citar

da Silva, E. M., de Araujo, F. G., & de Castro, A. P. (2020). EDUCAÇÃO PERMANENTE E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6858

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