SUICÍDIO DE UNIVERSITÁRIOS: O VAZIO EXISTENCIAL DE JOVENS NA ATUALIDADE E A PRESSÃO DA VIDA ACADÊMICA
Palavras-chave:
Suicídio de universitários, vida acadêmica, ansiedade em relação ao futuro.Resumo
O presente trabalho apresenta o importante potencial em explorar a saúde mental dos estudantes especificamente dos universitários. Esse estudo descritivo tem por objetivo explorar os principais motivos responsáveis pelo suicídio de universitários e a ansiedade dos mesmos em relação ao futuro. A estrutura atual da vida acadêmica, repleta de pressões para a escolha do curso e para ter um diploma, ameaça do desemprego e fracasso profissional têm desencadeado a depressão, a ansiedade e o uso excessivo de medicamentos, de modo que a saúde fragilizada dos universitários se conecta com as causas de suicídios no meio acadêmico em todo o Brasil. Assim, favorecer a criação de estratégias de cuidado e que possam acolher o aluno em sua dimensão existencial.Referências
BRASIL. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Depressão na universidade: como a pressão acadêmica afeta a saúde mental, 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/depressao-na-universidade-como-pressao-academica-afeta-saude-mental/. Acesso em: 20 out. 18.
BRASIL. Secretaria da saúde. Saúde mental. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2862. Acesso em: 25 out. 18.
BRASIL. Ministério da saúde. Ministério da saúde divulga dados sobre casos de suicídio no Brasil, 2018. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/09/ministerio-da-saude-divulga-dados-sobre-casos-de-suicidio-no-brasil.html. Acesso em: 29 out. 18.
BRODY , J. E; Taxa de suicídio entre universitários só cresce; veja como evitar, 2018. Disponível em: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/05/suicidio-e-a-segunda-causa-de-morte-entre-universitarios-veja-como-evitar.htm. Acesso em: 29 out. 18.
DUTRA, E. Ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de psicologia da UFRN. Relatório de pesquisa apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa-Propesq/UFRN, 2007. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v12n3/artigos/html/v12n3a13.html. Acesso em: 29 out. 18.
SANTANA, A. L; Suicidío. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/suicidio/. Acesso em: 27 out. 18.
MOREIRA, D. M; Ansiedade. Disponível em: https://www.infoescola.com/psicologia/ansiedade/. Acesso em: 29 out. 18.
RONCOLATO, M; A taxa de depressão entre estudantes da pós – graduação, segundo esta pesquisa, 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/04/02/A-taxa-de-depress%C3%A3o-entre-estudantes-da-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-segundo-esta-pesquisa. Acesso em: 29 out. 18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.