BEBIDA TIPO NÉCTAR DE TAMARINDO (Tamarindo indica L.) ADOÇADA COM MEL Apis mellifera L.
Palavras-chave:
Agridoce, Análise sensorial, Fruto do cerrado, VersatilidadeResumo
O tamarindo (Tamarindo indica L.), é um fruto típico do cerrado brasileiro bastante apreciado na região Nordeste, mas é pouco explorado pelas indústrias alimentícias. Uma alternativa para agregar valor ao fruto e garantir sua comercialização durante qualquer época do ano é a elaboração de um novo produto com sabor agridoce, diferenciado aos que se encontram no mercado. O mel é um ingrediente muito utilizado na alimentação, versátil e rico em nutrientes. Com o intuito de aumentar o consumo de mel e expandir o tamarindo comercialmente, o objetivo da pesquisa foi desenvolver um néctar de tamarindo adoçado com mel Apis melífera L. Foram elaboradas três formulações, utilizando-se a polpa do tamarindo, água, sacarose e mel, variando apenas as concentrações do açúcar e mel. F1, foi a amostra padrão utilizando apenas o açúcar como adoçante (27%) e F2 o mel (34%). Na F3, foi utilizado ambos, sendo açúcar (12%) e mel (21%). Por se tratar de um produto inovador fez-se necessário a realização de uma análise sensorial de aceitação e intenção de compra do produto elaborado. Foram avaliados os parâmetros: aparência, viscosidade, cor, aroma, sabor, aceitação global e intenção de compra com um total de 50 provadores não treinados. Os resultados apresentaram em média uma boa aceitação de todos os atributos para as amostras F1 e F3. A amostra F2, obteve uma menor aceitação em relação apenas ao sabor, provavelmente por conter um maior percentual de mel, deixando o produto muito adocicado. Quanto a intenção de compra, 60% dos provadores afirmaram que certamente comprariam a amostra F1, enquanto 26% e 42%, comprariam as amostras F2 e F3, respectivamente. Portanto, os resultados no geral, demonstraram que a bebida tipo néctar pode ser considerado uma alternativa economicamente viável do aproveitamento do tamarindo e do mel Apis melífera L.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.