Qualidade físico-química do leite destinado à produção de queijo na região de Pombal-PB
Abstract
Do ponto de vista tecnológico, a qualidade da matéria-prima é um dos maiores entraves ao desenvolvimento e consolidação da indústria de laticínios no Brasil. De modo geral, o controle da qualidade do leite nas últimas décadas tem se restringido à prevenção de adulterações do produto in natura, baseado na determinação da acidez, índice crioscópico, densidade, percentual de gordura e extrato seco desengordurado. A qualidade do leite in natura é influenciada por muitas variáveis, entre as quais se destacam fatores zootécnicos associados ao manejo, alimentação, potencial genético dos rebanhos e fatores relacionados à obtenção e armazenagem do leite. Uma das causas que exerce influência extremamente prejudicial sobre a composição e as características físico-químicas do leite é a mastite, acompanhada por um aumento na contagem de células somáticas, e sem contar com as fraudes provocadas pelos produtores que são responsáveis pela qualidade, com o intuito de aumentar seu lucro. Por isso é necessário conhecer alguns conceitos sobre a qualidade do leite, referentes à composição e condição higiênico-sanitária. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade físico-química de amostras de leite in natura de 13 fornecedores de matéria-prima destinados à fabricação do queijo artesanal de Pombal e região. As análises foram realizadas no Laboratório de Leite e Derivados, UATA/CCTA/UFCG. Nos resultados obteve-se valores de teor gordura para 46% das amostras, que apresentaram-se dentro do padrão que é de, no mínimo, 3%, enquanto que 54% das amostras caracterizaram-se como adulteração por desnate. ponto de congelamento do leite (PC) apresentou valores que variaram de -0,462ºC a -0,529ºC, valores estes altos com relação à legislação, o que caracteriza clara adulteração do leite por adição de água. Quanto ao extrato seco desengordurado (ESD), observou-se valores inferiores ao mínimo (8,4%) em 54% das amostras, onde provavelmente estão relacionados à fraude por adição de água detectada nas mesmas. Em relação à Lactose, 85% apresentaram-se dentro de padrões. Apesar de diversos fatores, entre os quais conservação, demanda, temperatura, estação do ano, condições de produção e sistemas de coleta e transporte afetarem as características do leite, as amostras analisadas constituem fraudes, levando aos estabelecimentos beneficiadores prejuízo durante a fabricação de derivados do leite como os queijos de coalho e queijo de manteiga.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.