DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DA VIABILIDADE TÉCNICA DE PETIT SUISSE DE LEITE DE CABRA COM MEL, ACRESCIDO DE UMA CALDA NATURAL DE GOIABA, COMO PRODUTO DE VALOR AGREGADO DE DUAS APLs DO SERTÃO ALAGOANO.
Abstract
RESUMO – A apicultura apresenta-se como uma ferramenta de alternativa real para a inserção econômica de pequenos produtores do Sertão Alagoano. Alagoas possui uma aptidão intrínseca para exploração da apicultura e da caprinocultura. Os objetivos deste trabalho consistem do desenvolvimento e avaliação sensorial da viabilidade técnica do queijo Petit Suisse de leite de cabra com mel, acrescido de uma calda natural de goiaba (PSCMG), como forma de agregar valor as matérias primas do Sertão Alagoano. O processamento, monitoramento e avaliação sensorial foram realizados conforme metodologias descritas na literatura científica. Na avaliação sensorial o PSCMG obteve o índice de aceitação de 90,7% e 100% dos provadores declaram a intenção de compra. O atributo sabor foi aquele que obteve maior média (6,68) e maior índice de aceitabilidade (95,4%). A grande maioria dos provadores (93%) relatou que o contraste entre o mel, a goiaba e o queijo forneceu um sabor especial ao produto, acrescido pelo fato de não ser evidenciado o gosto característico do leite de cabra nas amostras de IOGCMG. O emprego do mel na formulação de Petit Suisse parece ser uma opção interessante para a apicultura e caprinocultura do Sertão Alagoano, apresentando-se como um novo produto com valor agregado das APLs.
Downloads
Additional Files
- DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DA VIABILIDADE TÉCNICA DE PETIT SUISSE DE LEITE DE CABRA COM MEL, ACRESCIDO DE UMA CALDA NATURAL DE GOIABA, COMO PRODUTO DE VALOR AGREGADO DE DUAS APLs DO SERTÃO ALAGOANO (Português (Brasil))
- DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DA VIABILIDADE TÉCNICA DE PETIT SUISSE DE LEITE DE CABRA COM MEL, ACRESCIDO DE UMA CALDA NATURAL DE GOIABA, COMO PRODUTO DE VALOR AGREGADO DE DUAS APLs DO SERTÃO ALAGOANO. (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.