ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BARRA DE CERAL CONGELADA
Abstract
A demanda por alimentos nutritivos e seguros está crescendo mundialmente, e a ingestão de alimentos balanceados é a maneira correta de evitar ou mesmo corrigir problemas de saúde, que tem origem, em grande parte, nos erros alimentares. As barras de cereais atendem a esta tendência e são elaboradas a partir da extrusão da massa de cereais de sabor adocicado e agradável, fonte de vitaminas, sais minerais, fibras, proteínas e carboidratos complexos. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e aceitação sensorial de barra de cereal congelada de sabor chocolate. O trabalho foi realizado no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar/UFCG, Campus de Pombal. A elaboração barra de cereal congelada foi feita a partir da mistura dos ingredientes: flocos de aveia, arroz e de milho, castanha de caju, amendoim, uva passa, proteínas de soja texturizada, açúcar mascavo, canela, granola e calda-base de gelado comestível sabor chocolate. Os ingredientes foram misturados e logo em seguida colocou-se em formas para o processo de congelamento a -20ºC por cerca de 2 horas. O teste sensorial foi realizado em uma escola de ensino médio e contou com a participação de 90 provadores não treinados, recrutados entre alunos e professores da instituição. Durante o estudo, os provadores receberam a amostra codificada com numeração aleatória, os atributos avaliados foram aparência, sabor, textura e doçura por meio de uma escala hedônica de nove pontos (Desgostei muitíssimo a Gostei muitíssimo).Os resultados evidenciaram a possibilidade de se produzir e comercializar barra de cereal mediante formulação simples, já que a mesma apresentou uma boa aceitação por parte dos provadores, podendo ser uma nova alternativa de alimento para a população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.