AVALIAÇÃO DO NÍVEL TECNOLÓGICO DA PRODUÇÃO BOVINA LEITEIRA DO MUNICIPIO DE POMBAL/PB
Resumen
A produção de leite bovina é um segmento de destaque no Brasil, terceiro maior produtor do mundo. Mas internamente o sistema produtivo não é heterogêneo, muitas propriedades não dispõe técnicas adequadas que garantam quantidade do produto. Pombal, município da Paraíba tem um grande potencial produtivo leiteira, em relação o Estado paraibano. Este estudo tem como objetivo identificar as principais características tecnológicas praticadas pelos produtores locais entender as dificuldades de inserção no mercado competitivo. O presente estudo foi desenvolvido com base em referências bibliográficas e trabalho de campo, através de questionários aplicados em uma amostra aleatória com dez propriedades. Constatou-se o que 60% praticam a atividade a mais de 30 anos, nenhum tem ensino superior, apenas o ensino médio, fundamental I e II. 40% têm pessoas nas famílias estão envolvidas na atividade. As raças bovinas predominantes são de origens holandesas, girolando e pardo suíço. O método de reprodução dos bovinos ocorre 20% a inseminação artificial. Sobre a higienização na ordenha, apenas 10% faz adequadamente os procedimentos de limpeza nas vacas e equipamentos. Com relação à máquinas e equipamentos existentes nas propriedades, predomina a roçadeira, forrageira e equipamentos de irrigação. Apenas 20% têm ordenha mecânica e nenhuma possuía balança de gado.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.