O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÕES DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Gabriela Augusto da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Eduardo Leite Vieira
  • Lucas Barbosa de Carvalho
  • Messias Silva Oliveira
  • Everton Vieira da Silva

Resumen

O lúdico no processo educativo, suas aplicações no ensino de química e a utilização dessa ferramenta metodológica de ensino, a aplicação dos mesmos nas aulas tem como objetivo despertar o interesse do aluno em aprender química e uma participação ativa nas aulas, destacando assim, a influência que o lúdico exerce sobre o aluno, influenciando diretamente no desenvolvimento de seu aprendizado. O presente estudo teve como objetivo relatar a importância das atividades lúdicas para o ensino da química. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória realizada nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Química Nova na escola, nos meses setembro e outubro. Os jogos trás uma metodologia inovadora às aulas e auxilia o professor exposição do conteúdo para que o aluno possa aprender de uma forma divertida, atrativa e dinâmica, facilitando a aproximação do aluno com o conteúdo fugindo um do ensino tradicionalista que esta voltada para um ensino mecanizado. A partir deste estudo, identificou-se que o lúdico é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem, que apenas auxilia o docente, porém não substitui o material didático.

 

Publicado

2018-11-18

Cómo citar

Silva, G. A. da, Vieira, E. L., Carvalho, L. B. de, Oliveira, M. S., & Silva, E. V. da. (2018). O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÕES DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6658. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6658

Número

Sección

Encontro Regional de Química