DIAGNÓSTICO DO PERFIL DE CONSUMO DO MEL DE ABELHAS Apis mellifera EM APARECIDA, PARAÍBA

Autores/as

  • Mateus Gonçalves Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Mirely Benedito de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Alesia Alves de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Kalielson Renato da Silva Pinto Universidade Federal de Campina Grande
  • Kassia Raffaela Roque Silva Instituto Federal da Paraíba
  • Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas Instituto Federal da Paraíba

Palabras clave:

Técnicas de comercialização, comportamento do consumidor, utilidade do mel, apicultura

Resumen

A atividade apícola na região de Aparecida, Paraíba é bastante disseminada, uma vez que existem diversos apicultores que produzem e comercializam o mel por meio de entrega em supermercados, direto ao consumidor ou em feiras livres. Conhecer detalhadamente o perfil do mercado consumidor quanto aos seus interesses e exigências interfere positivamente no sucesso de vendas. O mercado consumidor de mel é vasto e diversificado quanto as suas utilidades, sendo usado desde terapêutico medicinal até produto de beleza. Objetivou-se traçar o perfil do consumidor de mel de Apis mellifera em Aparecida-PB, em relação a influência, frequência, formas e o motivo de consumo, como também os locais de compra e a confiabilidade das informações contidas nas embalagens dos produtos. Utilizou-se um questionário com 8 perguntas, o qual foi aplicado para 53 consumidores aleatoriamente em feiras livres da cidade. Os dados foram analisados e expressos em percentuais, utilizando o programa Microsoft Excel 2013. O perfil dos participantes ficou caracterizado como 28% do sexo masculino e 72% do feminino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos participantes começaram a consumir mel por vontade própria (55%), já outros, foram influenciados por indicações de amigos (22%), propagandas sobre os benefícios do mel (17%) ou por indicações do nutricionista (6%). A maioria (74%), dos consumidores de mel em aparecida não têm hábito de consumi-lo diariamente e sim eventualmente, sendo usado para fins medicinais (53%), alimento nutritivo (19%), ou uso como produto de beleza para limpar impurezas da pele ou cabelos (7%) e ainda pessoas que utilizam das três formas (21%). O local de aquisição do produto é preferencialmente direto com produtor ou em feiras livres. A forma de consumo mais relatada foi de mel puro. Os consumidores de mel de abelhas da cidade de Aparecida prezam a confiabilidade do produto.

Biografía del autor/a

Mateus Gonçalves Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Sistemas Agroindustriais

Mirely Benedito de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Engenharia de Alimentos

Alesia Alves de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia

Kalielson Renato da Silva Pinto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Administração

Kassia Raffaela Roque Silva, Instituto Federal da Paraíba

Graduanda em Alimentos

Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Agronomia

Publicado

2019-10-30

Cómo citar

Silva, M. G., Araújo, M. B. de, Sousa, A. A. de, Pinto, K. R. da S., Silva, K. R. R., & Dantas, M. C. de A. M. (2019). DIAGNÓSTICO DO PERFIL DE CONSUMO DO MEL DE ABELHAS Apis mellifera EM APARECIDA, PARAÍBA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(1), 09. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6838

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